Por um cristianismo sem igrejas

Por Dinho
É claro que Jesus entrava e saia das sinagogas (Mateus 13:54, Marcos 1:21, Lucas 4:16), mas também ensinana nos montes (Mateus 5 e 7), orava nas clareiras dos bosques (Mateus 26:36) e escrevia no chão (João, 8:4, 11). Quem frequenta um culto cristão hoje, sabe que ele se tornou tão viciado quando os templo judeus da época de Cristo, talvez pior do que eles. Hoje a comunidade cristã há muito deixou de ser um local de vivência real dos ensinamentos de Jesus para se tornar um clube social onde as pessoas vão para ver, ser vistas e falar dos outros. Imagine se Cristo houvesse nascido nos dias de hoje, qual desses clubes você acha que ele frequentaria?
Talvez o clube católico com sua tradição e estética invejáveis; ou quem sabe um dos cultos protestantes onde a música e as luzes distraem os devotos; ou ainda um culto neo-pentecostal onde o show de milagres é garantido. Ou quem sabe, ele faria e viveria a Igreja da exata mesma forma que fez e viveu – entre prostitutas, ladrões e doentes, nunca protegido dentro das paredes do Templo de Salomão se isolando do resto do mundo.

 A verdade é que assim como foi no começo da cristandade, ainda hoje podemos ser discípulos de Cristo longe das instituições religiosas. Isso porque instituição religiosa e “a Igreja” são coisas completamente diferentes. Isto é apenas mais uma corrupção do raciocínio, usada para se dominar os irmãos e irmãs mais frágeis e impressionáveis e as pessoas com dificuldades de arranjar e manter uma vida social por conta própria. Basta ver que em cada caso citado acima o importante não era o local onde Cristo pregava, mas o que ele pregava: Não como um pastor ou clérigo, não com oum sacerdote, mas como alguém cheio do Espírito Santo (Mateus 7:29, Marcos 1:22)

Como se isso não bastasse, cada um desses clubes faz questão de se eleger como a melhor escolha possível, muitas vezes descartando como malditos, enganados e heregeres todos os que ficaram do lado de fora. Existem centenas de pastores, padres, pregadores, e líderes que se inflamam ao nos alertar sobre o perigo daqueles que vêm até nós vestidos como ovelhas, mas, interiormente, são lobos devoradores, no entanto parecem não aperceber do próprio orgulho a vaidade vestidados como humildade e devoção. Quantas pessoas salvas em Cristo não se afastam da palavra desiludidas com a forma que esses “líderes” cristãos conduzem o que chamam de igreja, de templo do Senhor? Aqueles que deveriam servir como faróis na escuridão, apontando o caminho seguido por nosso Salvador, se tornam uma vela que apenas atrai mariposas solitárias, aqueles que não sabem distinguir a luz que ilumina da luz que consome e queima. Quantas pessoas deixam de frequentar os locais de culto, aos quais se acostumaram dar o nome de “templo” ou “igreja”? Quantos não tem sua fé abafada pelos dogmas criados apenas para iludir ou por aqueles que se utilizam de mentiras, ameaças e mesmo desprezo para consquistar um público assíduo para seus espetáculos?


De onde surge o direito divino de vincular a salvação de alguém a uma instituição? Quando Cristo afirmou que para estar salvo você deveria ser membro de algum grupo? E então surge um absurdo ainda maior: para se salvar é preciso comprar o pacote de doutrinas vendidas por eles, enfiadas goela a baixo por cada uma das instituições. Católicos desdenham protestantes. Pentecostais afirmam que a Santa Sé é a besta disfarçada. Testemunhas de Jeová lamentam a desilusão dos Adventistas. Todos criticam os Rastafaris, dizendo que nem ao menos são cristãos. E todos se esquecem da vida de nosso Salvador. Se não aceitamos uma determinada doutrina como a única salvação real oferecida por Deus então a instituição que a vende nos agride, nos intimida. Nos tornamos enganados, desiludidos. Se esquecem esses líderes os hábitos e a vida da única pessoa para quem Cristo prometeu: “Em verdade te digo que hoje estarás comigo no Paraíso.”. Nos tornamos os rebeldes incapazes de ouvir. Mas se isso ocorre se lembrem do sorriso do Salvador e não fiquem tristes, mas pelo contrário se animem: sermos taxados de rebeldes assim como Cristo também foi. Como podemos sentir tristeza de sermos perseguidos e malditos por estarmos ao lado de Jesus?

Qualquer mente, com um pouquinho de discernimento, percebe que uma instituição religiosa é apenas a idealização de um homem. Suas regras e doutrinas são o conjunto de interpretações de um homem. Suas paredes foram erguidas por homens para que ali habitasse nada além de outro homem. Não há qualquer referência bíblica de que um homem pode impor a sua interpretação bíblica a seus iguais, muito pelo contrario! Não nos advertiu Cristo sobre estas pessoas iníqüas? (Mateus 7:21-23). E o pior é que muitos deles nem percebem o que estão fazendo. Se sentem inspirados e saem por ai, não pescando homens, mas apenas formando turminhas para socializar: parecem mais pessoas em busca da confirmação de outros de que de fato está no caminho da própria salvação do que alguém que encontrou de fato Jesus em seu coração (Mateus 7:14).


O espírito cristão de hoje foi reduzido a freqüentar cultos. A ouvir o que sabemos não passar de mentiras e nos calarmos de cabeça baixa. A defender a doutrina da instituição, suas regras e seu governo como se fosse uma criação divina e pior, como se possuísse poder divino. A submetermo-nos a rudimentos, a homens e a doutrinas. Nós damos dinheiro para uma instituição, para que ela crie mais templos ou organize novas obras, e não fazemos nada pelos outros. Encarregamos alguém de fazer isso em nosso lugar. Já repararam que a maioria das instituições arrecada, mas quando surge algo que necessita ser feito se apelam para voluntaries, para boas almas engajadas?

As instituições religiosas hoje são aberrações. Se fossem apenas um lugar onde se cometessem erros, mas houvessem também ações para se corrigir esses erros, se houvesse interesse real em se corrigir esses erros, então teríamos hoje locais onde a Palavra pudesse ser estudada, compartilhada e passada a diante. A semearíamos. No entanto, vemos coisas muito mais horrendas do que simples deslizes humanos. Nos vemos soterrados em manipulação. Jogos de poder. Exploração moral e financeira. Ganância. Onde deveríamos encontrar a graça divina não vemos nada além da podridão humana, nada diferente do que os antros de vergonha que dizem combater – na verdade existe uma diferença: esses antros se mostram menos hipócritas, não tentam se passar por algo que nunca serão, nem tentam divinizar seus pecadores. Podemos chamar isso de “a igreja”? Recusêmo-nos!

É neste momento que devemos tomar a decisão correta, a única decisão! Devemos simplesmente nos recusar a flertar com a mentira, com a ira, com a megalomania. Devemos deixar de compactuar com a injustiça. Devemos deixar de lado reuniões e cultos que não temos mais como chamar de “igreja” ou “culto”. Os cultos de hoje são tão vazios quanto o Natal do varejo. Existem aquelas poucas exceções? Claro que sim, mas servem no fim de tudo, apenas para alimentar a grande maioria daqueles que apenas se viciam no poder que recebem do rebanho que os assistem. Literalmente servem de exemplo para que sempre que apontemos o erro de uma instituição usarem aquela que funciona como justificativa: nem todas são assim!
Talvez devêssemos então partir do bom exemplo e tentar salvar a instituição sempre que ela se mostre realmente humilde? “Se o teu olho direito te escandalizar, arranca-o e atira-o para longe de ti; pois te é melhor que se perca um dos teus membros do que seja todo o teu corpo lançado no inferno.” (Mateus 5:29-30) Seria apenas perda de tempo.

Devemos então buscar a Igreja onde o teto é o céu e onde não há paredes. Devemos alimentar os famintos e curar os enfermos ao invés de ficar sentados no banco cantando musiquinhas. Abandonemos templos e igrejas para pregar o evangelho a todas as criaturas; quem precisa repetir as interpretações de outros para pessoas que já as conhecem de cor? A Igreja não é um clube social, muito menos uma instituição civil. No Novo Testamento selado com o sangue de Cristo há um Povo Novo: a Igreja de Jesus Cristo, não são como alguns pregadores improvisados que de repente se sentem iluminados por algum espírito e passam a criar os seus grupinhos “cristãos”, para obrigar-lhes a pagar o dízimo e, assim, obter dinheiro, ou então a administrar a vida de seu rebanho com conselhos e sugestões. Tornamos a repetir: há apenas uma Igreja que existe desde o princípio e é aquela fundada por Jesus Cristo, que Ele próprio sustenta apesar das falhas e erros humanos. Ela é formada por homens pecadores. Se Deus quisesse ter uma Igreja celestial, teria enviado anjos para dirigi-la.

Por isso, é fundamental respeitar as autoridades instituídas por Deus (Romanos 13,1) e não criar novas igrejas.

Portanto, ninguém deve achar que recebeu autoridade de Deus para fundar novas igrejas tão somente porque algum dia resolveu “ler a Bíblia”. Pois Deus dispôs autoridades apostólicas que foram instituídas por Cristo em SUA Igreja. A estas autoridades devemos obedecer porque velam por nossas almas (Hebreus 13,17). Esta autoridade delegada por Jesus Cristo apenas se encontra na única Igreja Primitiva. Sim! Nessa Igreja que muitos desprezam e prejulgam porque querem edificar, com forças próprias, algumas “igrejas melhores”.


No entanto, estas “igrejas dos homens” devem saber que estão se comportando mal, pois pregam a divisão dos cristãos, indo contra a vontade de Jesus Cristo expressa no Evangelho de São João 17,21. Muitos fundam novas igrejas com intuito de lucro e enganam as pessoas exigindo o dízimo. A verdadeira Igreja de Cristo é formada por todos os verdadeiros cristãos não por tijolos, e tem o próprio cordeiro de Deus como cabeça. A Igreja somos nós e quanto às igrejas e templos que surgem a todo dia, essas nada importam, pois só Cristo saberá separar o joio do trigo quando chegar sua vez.
 Texto Jesus Freak

14 comentários:

  1. Todas as igrejas, protestantes, católicas, espíritas, testemunhas de jeová, e etc; todas elas se prostituem espiritualmente. Obviamente que Jesus estabeleceu seus apóstolos, pastores, bispos etc, mas todos já morreram e há necessidade que outros se levantem. A verdade é: Nenhum destes que estão na televisão, na política e no rádio são levantados pelo Pai, todos são falsos profetas ensinando mentiras e misturando lei com graça para unicamente um fim: GANHAR DINHEIRO $$$

    Quem já é evoluído e experimentado na fé e conhece bem as escrituras não consegue ficar em nenhuma dessas igrejas imundas. Eu vejo sim a necessidade de uma comunidade de irmãos, onde existe comunhão para estudar juntos a palavra, louvar e ajudar uns aos outros.

    Nos dias de hoje com tanta mentira e engano a melhor coisa é guardar o coração e se não tiver um lugar decente para frequentar, é melhor não ir a lugar nenhum.

    Mas jamais devemos deixar de orar, estudar a palavra, louvar ao Pai por tantas coisas boas que Ele tem feito por nós...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que comentário maravilhoso, as pessoas estão acordando para a realidade Graças ao Criador, não é preciso acrescentar um tio ao teu comentário, me surpreendeu!

      Excluir
    2. TBEM CONCORDO POIS ESSA IGREJA QUE ESTÃO APRESENTANDO HOJE EM DIA E UM COMERCIO E NÃO IGREJA POIS SO SE FALA EM DINHEIRO POR ISSO SAI DO MINISTERIO EM QUE ME ENCONTRAVA E HOJE ESTOU INDO NAS CASAS DAS PESSOAS LEVAR O EVANGELHO SEM FINS COMERCIAS.

      Excluir
    3. Também concordo essas igrejas só querem lucra descaradamente!

      Excluir
    4. Pura verdade esse site é maravilhoso como tenho apreendido com esse blog

      Excluir
  2. Respostas
    1. Não Precisa! Veja só essa carta foi Jesus Falando aos Ateus!

      Porque tive fome, e destes-me de comer; tive sede, e destes-me de beber; era estrangeiro, e hospedastes-me;Estava nu, e vestistes-me; adoeci, e visitastes-me; estive na prisão, e fostes ver-me.Então os justos lhe responderão, dizendo: Senhor, quando te vimos com fome, e te demos de comer? ou com sede, e te demos de beber?E quando te vimos estrangeiro, e te hospedamos? ou nu, e te vestimos?E quando te vimos enfermo, ou na prisão, e fomos ver-te?E, respondendo o Rei, lhes dirá: Em verdade vos digo que quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes.Mateus 25:35-40

      OS ATEUS FORAM SALVOS E NEM VIRAM PORQUE!!! E OS RELIGIOSOS ME DETESTAM POR ISSO!! KKKK

      """""""JESUS DISSE: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. João 14:6""""""">>> TODOS VÃO AO PAI POR MIM ! POR MIM! POR MIM! POR MIM! POR MIIIIIMMMMM!!!! NÃO É PELA IGREJA!!!!--- SE COLOCAM COMO CAMINHO...A VERDADE....TOMAM O LUGAR DE JESUS PARA SI!!!!SE ISSO NAO FOR ESTELIONATO ( COLOCAR ALGO FALSO NO LUGAR DO VERDADEIRO) NÃO SEI O Q É OK....

      SE VC FOR BOM VC SEGUE JESUS SEM NEM SABER!!!

      FÉ EM JESUS NAO É CRENÇA RELIGIOSA, ELE NAO VEIO DOS DOUTRORES DA RELIGIAO ELE ERA CONTRA AQUELE POVO!!! ESSE POVO RELIGIOSO MATOU ELE TROCOU SEU NOME E INVENTARAM TANTAS MENTIRAS SOBRE EL...MAS SEUS ENSINAMENTOS REVOLUCIONARAM A SOCIEDADE MEDIEVAL!

      JESSUS NOS DEIXA SER LIVRES TAO LIVRES Q PODEMOS PALNTAR O Q QUISERMOS
      E TAO JUSTO Q COLHEMOS O Q PLANTAMOS A LEI DE DEUS É ESSA SO ISSO MANO
      FACA COM OS OTROS O Q VC QUER Q FAÇA COM VC É DIFICIL?
      QUER JUSTIÇA? SEJA JUSTO! QUER AMOR? AME! QUER COMPREENÃO? COMPREENDA! QUER AJUDA? AJUDE! ESSA É A LEI...ESSA LEI VC PODE FAZER PROVA EM SUA VIDA Q DÁ CERTO!

      FIQUE EM PAZ IRMÃO ATEU E LONGE DA RELIGIÃO!!

      Excluir
    2. NÃO PRECISA DA RELIGIÃO...DE DEUS TODOS NÓS PRECISAMOS...DE SEU PERDÃO E SUA GRAÇA!

      NINGUÉM SERÁ JULGADO PELA LUZ QUE NÃO TEVE...É MUITO MAIS FÁCIL UM ATEU ENTRAR NO REINO DOS CÉUS DO QUE UM RELIGIOSO!

      Excluir
  3. Aquele a quem eu sirvo não fez opção religiosa e nem implantou um clero religioso...

    Como pode existir um Deus se Proselitismo Religioso???

    a unica ideia de Deus que pode existir é essa, sem desenvoltura religiosa do contrário, deus da religião é um deus domesticado, a imagem e semelhança do homem, já atribuem a ele uma imagem, um protótipo, uma missão que não é dele, usam o para outros fins, pintam a imagem dele a algo que ele não é e nunca foi de forma que o verdadeiro Deus não cabe nos limites da cápsula da Religião

    O Deus a qual eu sirvo é um Deus totalmente diferente disso! Jesus se identifica com aqueles que a religião não quer proximidade, não quer ouvir, aqueles que a religião Rejeita! OS MANSOS, OS NÃO RELIGIOSOS, OS JUSTOS, E OS que tem a humildade de ASSUMIREM que são PECADORES E QUE TODOS SEM EXCEÇÃO PRECISAM DA GRAÇA E DO PERDÃO DE DEUS!

    ResponderExcluir
  4. Fariseus, gostam de puxar versículos do "Livro de Heresias" para afirmar que fora da "igreja" (instituição), não há salvação...

    Eu posso afirmar, com toda autoridade das Escrituras: Fora da "igreja" (instituição), há salvação sim, há o mover de Deus sim. A verdadeira igreja é a noiva de Cristo, é orgânica, e nunca será um monte de tijolos, com placa e cadeiras.

    "O Deus que fez o mundo e tudo que nele há, sendo Senhor do céu e da terra, não habita em templos feitos por mãos de homens." [Atos 17:24]

    Falei.

    ResponderExcluir
  5. Claro,

    Jesus não fundou nenhuma religião nem instituiu nenhuma igreja, segundo sustentam os grandes pesquisadores da História Cristã, desde Renan até Guignebert. Não instituiu nenhum sacramento nem procedeu a nenhuma espécie de ordenação sacerdotal. Afastado de todas as instituições religiosas dos judeus, não se subordinou a nenhuma delas e criou apenas um movimento livre e aberto de preparação do homem para um mundo de paz e concórdia, justiça e amor. Nesse movimento eram admitidos publicanos e samaritanos, ladrões e cortesãs, os puros e os impuros de Israel, o que escandalizava os judeus ortodoxos e os levou a rejeitá-lo.

    ResponderExcluir
  6. boa tarde olha realmente deus e tremendo. nunca me senti confortavel com as coisas que me eram ditas ou impostas como ainda não estou. preciso de ajuda para me fortalecer e me limpar das coisas aprendidas. mas sei que estou no caminho certo. e por ai amigos. juntos somos mas fortes. kkkk logico que não estou querendo brigar com ninguem cada um na sua. maravilhoso muito bom mesmo não parem pois estou bebendo nesta fonte

    ResponderExcluir
  7. A Importância de Congregar e o Movimento dos Sem-Igreja
    "Não sabei vós que sois templo de Deus..." 1 Co 3:16-17.
    Satanás está influenciando um grande grupo de “cristãos” que se encontram afastados de Cristo, sem igreja, não existe uma liderança física e sim uma liderança espiritual maligna evidenciada pelo surgimento desta “cultura”, falam que não precisão de uma igreja para frequentar, mencionam: “A IGREJA SOMOS NÓS”. Congregando, ajudamos os fracos na fé, nos tornamos exemplos, damos testemunho de nossa vida, consolamos os desanimados, ajudamos os pobres, nos alimentamos da fonte espiritual que não cessa. Somos, portanto como o Monte de Sião que não se abala e permanece firme até o fim dos tempos. (Salmos 125). Se sua revolta é maior que sua vontade em buscar uma igreja que você se identifique, tem algo errado. Se arrependa do tempo que perdeu longe dos caminhos do Senhor e volte pra Ele! A sua fraqueza tem uma explicação e está baseada numa doutrina NOVAERISTA. Todo aquele que se distancia dos caminhos do Pai, se torna extremamente fraco, pois ninguém se alimenta sozinho. O que ocorre com um graveto fora da fogueira? Logo no início ele tem fogo, mas com o passar do tempo, em razão das condições climáticas ao seu redor (vento, chuva, etc.) ele vai esfriando e o seu fogo inexoravelmente se apaga. Assim é o cristão fora da igreja. Logo que sai, ele está ardendo em fé, mas com o tempo, com os problemas da vida, sem estar se alimentando, não compartilhando junto com os demais irmãos a Palavra e ação de Deus, ele começa a fraquejar na fé até que esta se esfria totalmente. Alguns versículos que amparam a reunião dos irmão em prédios:
    “Não deixando a nossa congregação...” Hb 19:25.
    “Alegrei-me quando me disseram: Vamos à casa do Senhor.” Sl 122:1
    “Oh! quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união. Sl 133:1
    “E ensinava nas suas sinagogas, e por todos era louvado.” Lc 4:15
    TEXTOS ADICIONAIS
    Salmo 23; Isaías 4:4-6; Atos 2.46-47.

    ResponderExcluir
  8. Maravilha de blog muito bom tira todas minha dúvida...

    ResponderExcluir