O Espinho na Carne: A Benção da Dor

Por Caio


A grande verdade prática acerca do crescimento humano num mundo caído [sendo o próprio homem um ser caído e em busca suicida de subida para baixo], é que sem a benção da dor ninguém seria salvo para a consciência do Significado da Vida. Nós, entretanto, tratamos a dor como maldição, sem sabermos que num mundo caído, os cardos, os abrolhos, os espinhos, o suor, o trabalho, o desejo dedicado a um só objeto de amor, e o trazer filhos ao mundo em dores de parto, são as bênçãos da Graça de Deus para o homem caído.

“Maldita é a terra por tua causa” — disse Deus.  A terra amaldiçoada é o único lugar possível de cura para o homem embreagado pela vaidade do suposto conhecimento do "Bem e do Mal". Isso entretanto, não acontece sem dor. Pois só a dor cura a vaidade. Seja qual for a qualidade da dor, ela será necessária na transformação da vaidade do homem!

A boa resposta do homem à dor é a Esperança de Deus para a cura humana num mundo caído!

Portanto, a terra sob maldição é parte da Graça que cura o homem de seu mal de vaidade essencial de falta de sentido e de significado, a fim de conduzi-lo ao que realiza a glória de Deus no homem, que é torná-lo à imagem e semelhança do Filho de Deus.

Assim, saiba: a dor faz parte... Aliás, sem tal parte tudo seria nada; e, assim, nada teria parte com a Vida. Chegar à Árvore da Vida no estado no qual a Árvore do Conhecimento do Bem e do Mal no deixou, seria ficar perdido no estado fixado de Queda. Agora, entretanto, espinhos, abrolhos, cardos, suores, esforços, limitações, impotência e fraquezas fazem parte do que em nós será o que se terá por mais precioso como verdadeiro bem da Vida.

Paulo ensina que aquele que deseja aprender a gloriar-se na esperança da glória de Deus tem que antes aprender a gloriar-se nas próprias tribulações; pois, somente a tribulação, ou a provação, ou a tentação, ou as fraquezas nos fazem produzir o Fruto da Vida que se alimenta da eternidade.

O homem, entretanto, chama de benção justamente aquilo que dele tira a vereda da consciência.

O estranho é que a dor não gera o egoísta, mas sim o altruísta; enquanto a ausência de dor gera auto-indulgência aos desejos e caprichos da vaidade, e, assim, apenas produzindo o egoísta.

Mais uma vez se afirma por outra via o que Jesus disse com total simplicidade: “Aquele que ama a sua vida neste mundo a perde, mas aquele que aborrece a sua vida neste mundo a preserva para a vida eterna”. Desse modo, aquele que existe odiando a tudo o que dói, e apenas chamando de benção aquilo que não dói, será aquele que se perderá para o Sentido da Vida. Aquele, porém, que abraça a dor que é parte da vereda natural das coisas estabelecidas por Deus, e que evita a dor que vem do mal que se faz contra a natureza das coisas, e que beija em fé a dor que é filha do absurdo [a qual nunca deve ser buscada, mas, uma vez advinda sobre nós, deve ser transformada para o nosso bem] — esse será sempre o ser mais enriquecido na jornada sobre o chão dessa terra amaldiçoada pela vaidade humana.

Os que vêem a vida desse modo são os que se tornam pessoas das quais o mundo não é digno, conforme Hebreus 11. Ora, embora se creia que chegará a Nova Jerusalém quando toda dor cessará, ainda aqui neste mundo algumas pessoas crescem não para a cessação da dor, mas sim para a transformação de toda dor em gratidão; assim como a mulher que estando para dar a luz, sente dores, mas já as sente como quem se alegra no fato maior que um novo homem está sendo trazido ao mundo.

Sim! Há pessoas que crescem em fé e entendimento espiritual que as possibilita viverem o “apocalipse da dor como dor”, e as faz viverem na “Nova Jerusalém” existencial na qual a “dor já não existe como dor”, mas sim como meio de Graça para transformações mais profundas, conforme o ensino dos profetas, de Jesus e dos Seus apóstolos. Assim, que sempre se lembre que no mundo se tem aflições, mas que se tenha bom animo, pois Jesus venceu o mundo.

Nele, em Quem o mundo foi relativizado em suas falsas importâncias e valores, inclusive no significado da dor,

6 comentários:

  1. sem dor agente perde a humildade, as dificuldades provam a fé e nos torna mais maduros!

    ResponderExcluir
  2. Jesus disse:

    “Aquele que ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou, não entra em juízo; já da morte para a vida”.

    Ou seja: dá para se experimentar a eternidade ainda na experiência da existência neste planeta caído.



    A eternidade não será!

    Em Cristo ela já é!

    O mundo é cruel, mas nosso alvo deve ser experimentar a existencialidade da eternidade mesmo que ainda se esteja vivendo dentro das limitações de nosso presente estado de existência.

    ResponderExcluir
  3. Obrigado Irmão, palavras sábias, por isso é bom semprer semearmos, para quando um estiver caindo na fé, o outro corre e pega a amuleta!!

    Valeu, palavras reconfortantes,

    Como vc disse, nao temos culpa!

    O Criador sabe da nossa dúvida em relação a ele! E acho que essa é a vontade dele, pois sem o mau, a mentira e o engano
    nunca daremos valor, a verdade, ao bem e ao acerto.

    Estamos mergulhado no mundo caido, este traz experiencia, temperança para amadurecermos! Sem o mundo caido, talves seiamos arrogantezinhos e mimados rsrs

    Estamos juntos, No Pai, na Fé, No Salvador, com Shaul

    Paz Irmão!

    ResponderExcluir
  4. Parabens pelo tema.....faz com que pensemos sobre o verdadeiro evangélho.
    Eu por experiencia de vida aprendo que o sofrimento a dor nos aproxima do pai....e que muitas vezes ele nos permite a dor pra nos sentir mais perto e dependente dele......e de certa forma fico triste porque......ele merece o nosso amor e nossa fidelidade em todos os momentos !

    ResponderExcluir
  5. E, para que não me exaltasse pela excelência das revelações, foi-me dado um espinho na carne, a saber, um mensageiro de Satanás para me esbofetear, a fim de não me exaltar.

    Acerca do qual três vezes orei ao Senhor para que se desviasse de mim.

    E disse-me: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo.

    2 Coríntios 12:7-9

    ResponderExcluir
  6. A dor e' muito boa quando vem no momento certo, momento esse que e' o momento em que precisamos aprender ou crescer. Mas esse nao e' todo o momento pois nao se explica porque criancas sofrem deliberadamente em paises pobres como o brasil e quase todos os paises do mundo, isso nao faz sentido e e' insano pensar que a dor so' nos faz bem. Somente na mente insana de um cristao ou qualquer outro religioso (seja de que credo for) isso parece certo. Somente alguem insano se acha uma criatura caida, porque alguem "pecou", la atras e hoje pagamos por isso!!! O mundo nao e' caido sera que voces nao vem isso??? Ele (o mundo) ja foi criado assim, pois para haver vida tem que haver morte. No's na nossa hipocrisia, falsidade, egoismo e muita falta de amor propio e' que tornamos as sociedades assim, esse pensamento de se achar mais merecedores de algo melhor por merito ou nao e' que faz haver toda essa divisao e isso so causa dor em cima da dor que ja e' viver nesse mundo. Muita paz vos desejo

    ResponderExcluir