POR QUE O SÍMBOLO DA MEDICINA É UMA SERPENTE EM UM CAJADO?

Lá vem um médico vestido na sua roupa branca com o desenho de uma serpente enrolada em um cajado. Hein?! Porque será que esse é um símbolo tão conhecido da medicina, decorando uniformes e embalagens farmacêuticas?

De que forma tal desenho bizarro se tornou um emblema para a profissão?A explicação humorística da cobra é que se o paciente sobreviver o médico cobra, se morrer cobra do mesmo jeito. A razão correta mostra que o antigo emblema tem histórias interessantes por detrás. Na verdade, existem duas versões do símbolo. A versão alada é conhecida como um caduceu, e a vara é um bastão que foi conduzido pelo deus do Olimpo Hermes.



Porque o símbolo da medicina é uma serpente em um cajado?
 Hermes

Na mitologia grega, Hermes foi um mensageiro entre os deuses e os humanos (o que explica as asas) e um guia para o submundo (o que explica o cajado). Hermes era também o padroeiro dos viajantes, o que torna a sua ligação com a medicina adequada, pois antigamente os médicos tinham que percorrer grandes distâncias a pé para visitar seus doentes. Em uma das versões do mito de Hermes, ele recebe o bastão de Apolo, o deus da cura. Em outra versão, ele recebe do rei dos deuses, Zeus, entrelaçado a duas fitas brancas. As fitas foram substituídas mais tarde por serpentes, já que a história diz que Hermes usou a vara para separar uma briga entre duas cobras, que então se enrolaram nele e permaneceram lá em harmonia e equilíbrio.


Porque o símbolo da medicina é uma serpente em um cajado?

Asclépio
Outra representação do símbolo é o bastão de Asclépio, que não tem asas e apenas uma serpente. Filho de Apolo e da princesa humana Coronis, Asclepius é o semideus grego da medicina. Segundo a mitologia, ele era capaz de restaurar a saúde dos enfermos e trazer os mortos de volta à vida. Em uma lenda, Zeus matou Asclepius com um raio por perturbar a ordem natural do mundo, ressuscitando os mortos, enquanto outra versão indica que Zeus o matou como punição por aceitar dinheiro em troca da realização de uma ressurreição. 

Depois que ele morreu, Zeus colocou Asclepius entre as estrelas como a constelação de Ophiuchus, o Serpentário, ou “portador da serpente”.Os gregos consideravam as serpentes sagradas, e as usavam em rituais de cura para honrar Asclepius, já que seu veneno era corretivo e sua pele era considerada um símbolo de renascimento e renovação.


Simbolo usado no SAMU

5 comentários:

  1. Esse símbolo é o cajado ou vara de Moisés (Arão) que se transformou em Serpente e o poder da Serpente realiza curas e milagres. Sim como não, o Diabo trabalha com o bem e com o mau! Mas tem alguém maior que o Diabo que ninguém se atreve a mexer, todo mundo expulsa demônio, mas eu não vejo ninguém expulsar o principado maior...

    http://jeovanaoeopai.blogspot.com.br/2012/06/vara-de-iave-e-sata-vara-de-ferro-o.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. quadrupede, Satanas não incorpora ninguem, somente a serpente que o definiu como ser rastejante que é a fim de matar o homem espiritualmente , as outras possessões são de demonios menores para humilhar ainda mais o ser humano caido, não se esqueça de que o homem é escravo do pecado e seu senhor é o seu novo dono o diabo, o servo não expulsa o dono somente alguém maior pode expulsa-lo e este é Jesus, aquele que o venceu na cruz e de uma vez por toda o derrotou, mas assim como o homem representado em Adão se vendeu para o pecado se tornando escravo do diabo, ele hoje também pode escolher deixar de servir ao pecado e ser livre em Deus de forma individual, entenda um homem ( Adão) nos vendeu ao pecado mas um outro homem ( JESUS ) nos resgatou do pecado só precisamos escolher a quem servir , entende ? escolha certo e vera a satanaz derrotado de vez na sua vida!!!!!!!

      Excluir
  2. NÚMEROS 21:8 (Bíblia) E disse o SENHOR a Moisés: Faze-te uma serpente ardente, e põe-na sobre uma haste; e será que viverá todo o que, tendo sido picado, olhar para ela. Este ordem apontava para o futuro, onde o Senhor JESUS.

    "E, como Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do homem seja levantado; Para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele." JO 3:14 - 17

    ResponderExcluir
  3. O símbolo da medicina etá errado.O bastão de Asclépio é somente uma serpente enrolada ao cajado.Ela é muito confundida com o Caduceu de Herpes que são duas cobras e representa o comércio.Ficou parecendo que o caduceu de Hermes representa a medicina.Peço que reveja o texto e troque a imagem inicial.Obrigado!

    ResponderExcluir
  4. o De Hermes não é correto
    de Hermes é de Contabilidade e pronto

    ResponderExcluir