ALIANÇAS DE DEUS E OS SERES HUMANOS NA TERRA


ALIANÇA COM ADÃO
Mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis para que não morrais. (Gên. 3:3). Mas eles transgrediram a aliança (Oséias 6:7). Porquanto deste ouvidos à voz de tua mulher, e comeste da árvore de que te ordenei, dizendo: Não comerás dela, maldita é a terra por causa de ti; com dor comerás dela todos os dias da tua vida. O SENHOR Deus, pois, o lançou fora do jardim do Éden, para lavrar a terra de que fora tomado. (Gên :17-24). E havendo lançado fora o homem, pôs querubins ao oriente do jardim do Éden, e uma espada inflamada que andava ao redor, para guardar o caminho da árvore da vida (Gên : 23-24). Espinhos, e cardos também, te produzirá; e comerás a erva do campo.No suor do teu rosto comerás o teu pão, até que te tornes à terra; porque dela foste tomado; porquanto és pó e em pó te tornarás (Gên : 3:17-19).



ALIANÇA COM NOÉ
Deus fala com Noé—Mas contigo estabelecerei a minha aliança; e entrarás na arca, tu e os teus filhos, tua mulher e as mulheres de teus filhos contigo.( Gen. 6:18). O meu arco tenho posto nas nuvens; este será por sinal da aliança entre mim e a terra (Gên. 9: 13). E disse Deus a Noé: Este é o sinal da aliança que tenho estabelecido entre mim e entre toda a carne, que está sobre a terra (Gên 9:17).


ALIANÇA COM ABRAÃO


Naquele mesmo dia fez o SENHOR uma aliança com Abrão, dizendo: À tua descendência tenho dado esta terra[…]Deus faz uma aliança com Abrão, a promessa de um filho numa terra estéril (Gên.15: 18). Disse-lhe mais o anjo do SENHOR: Multiplicarei sobremaneira a tua descendência, que não será contada, por numerosa que será (Gên. 16:10). Porém Deus disse a Abraão: Não te pareça mal aos teus olhos acerca do moço e acerca da tua serva; em tudo o que Sara te diz, ouve a sua voz; porque em Isaque será chamada a tua descendência. Mas também do filho desta serva farei uma nação, porquanto é tua descendência. (Gên 21:12-13) 

Gênesis 16:10
ALIANÇA COM MOISÉS
E ouviu Deus o seu gemido, e lembrou-se Deus da sua aliança com Abraão, com Isaque, e com Jacó (Êxodo - 2: 24). Agora, pois, se diligentemente ouvirdes a minha voz e guardardes a minha aliança, então sereis a minha propriedade peculiar dentre todos os povos, porque toda a terra é minha (Êxodo - 19:5). Moisés luta com Faraó “levando a Palavra” deixa meu povo ir. A Palavra de libertação através de muitas tribulações= “pragas” mostraria ao Faraó o poder de Deus o Todo Poderoso “EU SOU”.(Êxodo- 16,22,33,34.)

A “Arca da aliança”: era uma peça do Tabernáculo: no formato de baú, um móvel onde se guardava dentro dela os dez mandamentos, a “Palavra”, um vaso de ouro, um corpo purificado, o “Maná”, e “A Vara” de Arão. Onde se poderia carregar para todos os lugares que Deus ordenava Era carregada pelos homens que serviam no altar, uma das tribo de “Levi”, linhagem dos profetas e sacerdotes, que Moisés foi ordenado por Deus no Monte Sinai.  (Êxodo - 31:18) ( simbolizando: O Aliança/Testamento de Deus) Era provisório, até a chegada do Messias entre os homens. (Gên.3:15).

O sacerdote, o ministro, tinha que se purificar com água e colocar roupa especial e se santificar fazendo o seu próprio sacrifício, para poder entrar neste lugar santo.O véu “representa” a separação entre Deus e os homens por causa da pena do pecado que os homens trouxeram de seus pais Adão e Eva. Os homens sem a purificação do pecado não podiam entrar no Santo dos santos- na presença de Deus porque morriam fulminados. De Abrão vem Isaque, duas gerações, o mais novo prevalecendo sobre o primogênito, Esaú e Jacó: (Israel), da geração de Israel nasce Moisés.

ALIANÇA COM DAVI
Um profeta de Deus, “Samuel” é enviado a casa de Jessé, para ungir um homem que não é da linhagem real, para ocupar o lugar do rei Esaú futuramente.( I Samuel-16 ). Deus coloca Davi dentro do palácio do rei, de uma forma incomparável, dá a ele a oportunidade de mostrar ao povo o poder glorioso do Deus Poderoso dos Exércitos.Teve que enfrentar um gigante inimigo do povo de Deus, usando cinco pedras pequenas arrancadas da Rocha, para matar Golias e vencer o inimigo, em “Nome” do Deus Todo Poderoso dos Exércitos. Davi teve autoridade de usar o nome do SENHOR dos Exércitos, para vencer o inimigo, e entrar na linhagem do rei, recebendo como prêmio, a filha do rei em casamento, daí tornou-se príncipe herdeiro do rei. Mas primeiro, teve que vencer o seu maior inimigo, o rei, seu sogro, que por causa do ciúme, queria matá-lo e, por causa disso, por muito tempo Davi fugia dele.

Depois, passa a governar uma nação poderosa em guerra, para mostrar para o inimigo, o Deus Todo Poderoso dos Exércitos. E venceu em todas as batalhas. Com sua fama se engrandeceu e esqueceu por um breve momento e caiu na armadilha do seu próprio desejo carnal, adulterou e matou uma das suas ovelhas. (um dos soldados chamado Urias, por causa do adultério que cometera) Primeiramente, lutou contra seu próprio coração vencido pelo pecado de morte e de adultério, e venceu o seu pecado, com muitas dores e sofrimentos na carne. E assim ganhando novamente a confiança de Deus,teve o desejo de construir uma casa para Deus, mas não foi permitido por Deus, porque suas mãos tinham sangue, e então, passa para seu filho Salomão.(O templo foi construído por Salomão, mesmo sabendo que o Criador não habitaria nele (2Cro.6:18) Estevão relembra o fato em  (Atos 17:24-25). O profeta, Natã se referiu ao templo espiritual como explica no em, (Mt 26:61) (Co 3:16-17) feito por Cristo, pois Natã deixou bem claro  que da descendência de Davi haveria de nascer um ungido e faria o templo mas, Salomão Filho de Davi e construtor do templo, era já nascido, não poderia ser ele, também o VERDADEIRO templo de Deus duraria por toda a eternidade (2 Samuel 7:13), já o  templo de salomão foi destruído.  Jesus da descendência de Davi, criou um templo espiritual , e aboliu o de salomão, ele disse categoricamente que destruiria o templo e construiria outro em 3 dias, posteriormente apos sua morte o  véu do templo se rasgou de cima abaixo e as pedras se fenderam (Mt 24:1-2; 27:51) como prometido. Davi entendeu a mensagem do profeta Natã errado e mandou Salomão fazer o templo  terrestre para abrigar a Arca da aliança, a aliança com Deus era a arca e não o templo. Templocentrismo é um costume pagão dos Egípcios que adoravam estátuas em templos terrestres.) A igreja a qual os evangelhos se referem nunca foi templo de pedra, mas somos nós o templo do espirito santo.

Salomão constrói o templo, é visitado por Deus duas vezes, mas pratica um adultério contra Deus, por ter amado mulheres estranhas, caiu na idolatria, Deus o proibiu, pois desobedeceu ao seu Criador. Salomão - morreu no pecado da idolatria, desobedeceu ao seu Criador, não cumprindo os seus Estatutos, a “Palavra” de Deus. Foi rasgado o seu reino dando para estranhos, mas conservando Deus, apenas uma parte por causa da promessa que tinha com seu pai Davi, porque dele nasceria a geração do Messias. I Reis – 11. Isaías foi o profeta que trouxe a mensagem do futuro Messias mais claramente, trazia uma doutrina severa contra a idolatria entre o povo de Israel.(idolatria é adultério contra o Criador) Isaías - 11:1

A ALIANÇA DO MESSIAS
Uma promessa de Deus, através de um remanescente. Gênesis - 3: 15. De Jessé o pai de Davi nasceria um renovo, quer dizer: um broto de uma árvore cortada do Éden, e de suas raízes nasceu um broto, Uma Nova Árvore, simbolizando a Nova Geração de Cristo.— Isaías - 53—(descreve o Messias).

No Evangelho de João - 1.  No princípio era o Verbo (Palavra) (AÇÃO, “eu sou”) , e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez. O verbo se fez carne (Corpo) e habitou entre nós. Lendo todos os evangelhos tudo nos leva que há uma ideia complexa sobre Jesus: Como filho era um homem, sentiu dor, frio, sede, fome, como filho nos ensinou muito sobre o pai, como filho nos ensinou a vontade do  Pai  como filho nos ensinou como chegar ao Pai, como filho ele não era o Pai, após sua morte, ressurreição e arrebatamento ele deixou de ser o filho e passou a ser o que sempre foi, o CRIADOR, não há dois apenas um. Então quem ressuscitou Jesus? O Pai? mas se o Pai era Jesus como ele se ressuscitou?  O filho não era o pai e o filho HOJE está a direita do Pai. O Pai é o filho ao mesmo tempo que é o Pai e também é ao mesmo tempo o ESPIRITO SANTO. A partir da leitura de todos os evangelhos um vai completando o outro e a ideia é essa, complicada e difícil entender.

Vindo o messias nosso corpo é templo do Espírito Santo de Deus na terra, é representado nos céus como a noiva, a futura “Jerusalém Celestial,”o povo de Deus, sendo preparado na terra para subir ao encontro do Noivo. A figura do Espírito Santo dentro de Nós: vasilhas, lamparinas, vasos com Óleo+ Fogo= LUZ , a virtude do poder de Deus. Nós somos o tabernáculo móvel na terra, transportamos a “Palavra”para o sustento das nações e o Espírito Santo a autoridade de Deus, para salvar as almas.
NA ALIANÇA DE JESUS Tudo deixa de ser físico para ser espiritual, manifestações físicas como arca da Aliança, templos, sacrifícios, são coisas das alianças passadas. Perdemos a prosperidade financeira, riquezas e todas as promessas físicas das alianças passadas para ganhar uma promessa espiritual, a VIDA ETERNA EM TROCA como explica PAULO em quase TODAS as suas epístolas Cristo cumpriu a LEI para que nos não cumpríssemos, viveu sem pecados para que nos fossemos perdoados e morreu para que nós não venhamos a morrer. entretanto voltando nos as alianças passadas, faz se vão o sacrificio, e não há mais sacrifício a ser feito (Lucas 16:16); (Hebreus 7:18 Hebreus 8:13 Hebreus 10:26 Hebreus 12:24); (Efésios 2:11-12); (Romanos 4:14 Romanos 6:14  Romanos 7:6 Romanos 8:2  Romanos 10:4);  (Gálatas 2:19 Gálatas 3:10 Gálatas  3:13 Gálatas 4:6-7 Gálatas 5:1);  (2 Coríntios 3:14 )

0 comentários:

Postar um comentário