Judaísmo messiânico a LEI DE MOISÉS

Judaísmo messiânico é uma ramificação religiosa judaica, que acredita na figura de Yeshua (Nome original, o qual foi alterado para (Jesus) como sendo o Messias esperado pela tradição profética judaica. Os judeus messiânicos, com algumas poucas exceções, tomam a Torá escrita (o Pentateuco) como sendo completamente válida (ao contrário da visão cristã), e portanto creem nela como uma aliança sagrada, perpétua e insubstituível, que deve ser observada tanto moral e ritualmente por aquelas que professam fidelidade a Deus. Eles acreditam que Jesus não somente ensinou como reafirmou a Torá (como no trecho do evangelho de Mateus 5:17-20), e não que ele a revogou.

VAMOS VER SE A LEI FOI REVOGADA OU ABOLIDA??


Moisés, como profeta, revelou aos homens a existência de um Deus único, Soberano Senhor e Orientador de todas as coisas; promulgou a lei do Sinai e lançou as bases da verdadeira fé. Como homem, foi o legislador do povo pelo qual essa primitiva fé, purificando-se, havia de espalhar-se por sobre a Terra.

Você Conhece a Lei de Moisés?


A Lei de Moisés?
Aquele que ferir seu pai ou sua mãe, será morto. Aquele que furtar um homem, e o tiver vendido, ou se este for encontrado em suas mãos, será morto. Quem amaldiçoar seu pai ou sua mãe, será punido de morte.  Ex 21:15-17 Quem tiver comércio com um animal, será morto. Ex 22:1
Êx 22:1
Guardareis o sábado, pois ele vos deve ser sagrado. Aquele que o violar será morto; quem fizer naquele dia uma obra qualquer será cortado do meio do seu povo. Trabalhar-se-á durante seis dias, mas o sétimo dia será um dia de repouso completo consagrado ao Senhor. Se alguém trabalhar no dia de sábado será punido de morte
Ex 31:14-15
Ele disse-lhes: "Eis o que diz o Senhor, o Deus de Israel: cada um de vós meta a espada sobre sua coxa. Passai e repassai através do acampamento, de uma porta à outra, e cada um de vós mate o seu irmão, seu amigo, seu parente!" Os filhos de Levi fizeram o que ordenou Moisés, e cerca de três mil homens morreram naquele dia entre o povo.
 Ex 32:27-28
O Senhor disse a Moisés: "Dirás aos israelitas: todo israelita ou estrangeiro que habita em Israel e que sacrificar um de seus filhos a Moloc, será punido de morte. O povo da terra o apedrejará. Eu voltarei o meu rosto contra ele e o cortarei do meio de seu povo, porque manchou o meu santuário e profanou o meu santo nome, dando um de seus filhos a Moloc.
Lv 20:1-3
Quem blasfemar o nome do Senhor será punido de morte: toda a assembléia o apedrejará. Quer seja ele estrangeiro ou natural, se blasfemar contra o santo nome, será punido de morte." "Todo aquele que ferir mortalmente um homem será morto.
Lv 24:16-17
Só haverá uma lei entre vós tanto para o estrangeiro como para o natural: porque eu sou o Senhor vosso Deus". Moisés transmitiu essas normas aos israelitas. Tiraram do acampamento o blasfemo e o apedrejaram, conforme a ordem que o Senhor tinha dado a Moisés.
Lv 24:22-23
Comereis a carne de vossos filhos e de vossas filhas.
Lv 26:28-29
Percorre a cidade, o centro de Jerusalém, e marca com uma cruz na fronte os que gemem e suspiram devido a tantas abominações que na cidade se cometem. Depois, dirigindo-se aos outros em minha presença, disse-lhes: Percorrei a cidade, logo em seguida, e feri! Não tenhais consideração, nem piedade. Velhos, jovens, moços, moças, crianças e mulheres, matai todos até o total extermínio; precavei-vos, todavia, de tocar em quem estiver assinalado por uma cruz. Começai por meu santuário. Começaram pelos anciãos que encontraram defronte ao templo,
Ez9:4-6
Estando, pois, os filhos de Israel no deserto, acharam um homem apanhando lenha no dia de sábado. E os que o acharam apanhando lenha o trouxeram a Moisés e a Arão, e a toda a congregação. E o puseram em guarda; porquanto ainda não estava declarado o que se lhe devia fazer. Disse, pois, o SENHOR a Moisés: Certamente morrerá aquele homem; toda a congregação o apedrejará fora do arraial. Então toda a congregação o tirou para fora do arraial, e o apedrejaram, e morreu, como o SENHOR ordenara a Moisés.
Nm 15:32-36
"Reúne, disse o Senhor a Moisés, todos os chefes do povo, e pendura os culpados em forcas diante de mim, de cara para o sol, a fim de que o fogo de minha cólera se desvie de Israel."
Nm 25:4
Ide! Matai todos os filhos varões e todas as mulheres que tiverem tido comércio com um homem; mas deixai vivas todas as jovens que não o fizeram. E vós, acampai durante sete dias fora do acampamento. Todos os que tiverem matado um homem ou tocado em um morto, purificar-se-ão ao terceiro e ao sétimo dia, eles e seus prisioneiros.
Nm 31:17-19
Mas o Senhor, nosso Deus, no-lo entregou e nós derrotamo-lo com os seus filhos e todo o seu povo. Tomamos-lhe então todas as suas cidades, que votamos ao interdito, com os homens, as mulheres e as crianças, sem deixar escapar ninguém.
Dt 2:33-34
Farás passar ao fio de espada os habitantes dessa cidade, juntamente com o seu gado, e à votarás ao interdito com tudo o que nela se encontrar. Juntarás em seguida no meio da praça todo o seu espólio, e queimá-lo-ás juntamente com a cidade em honra do Senhor, teu Deus: ela será para sempre um montão de ruínas que se não reconstruirá mais. Não retenha a tua mão nada do que tiver sido votado ao interdito, para que o Senhor aplaque o ardor de sua cólera, e use de piedade e misericórdia para contigo, e te multiplique, como jurou a teus pais, com condição de que obedeças à voz do Senhor, teu Deus, observando os mandamentos que hoje te prescrevo, e fazendo o que é bom aos olhos do Senhor, Deus.
Dt 13:15-18
Quanto às cidades daqueles povos cuja possessão te dá o Senhor, teu Deus, não deixarás nelas alma viva. Segundo a ordem do Senhor, teu Deus, votarás ao interdito os hiteus, os amorreus, os cananeus, os ferezeus, os heveus e os jebuseus,
Dt 20:16-17
Se um homem tiver um filho indócil e rebelde, que não atenda às ordens de seu pai nem de sua mãe, permanecendo insensível às suas correções, seu pai e sua mãe tomá-lo-ão e o levarão aos anciães da cidade à porta da localidade onde habitam, e lhes dirão: este nosso filho é indócil e rebelde; não nos ouve, e vive na embriaguez e na dissolução. Então, todos os homens da cidade o apedrejarão até que ele morra. Assim, tirarás o mal do meio de ti, e todo o Israel, ao sabê-lo, será possuído de temor. Quando um homem tiver cometido um crime que deve ser punido com a morte, e for executado por enforcamento numa árvore, o seu cadáver não poderá ficar ali durante a noite, mas tu o sepultarás no mesmo dia; pois aquele que é pendurado é um objeto de maldição divina. Assim, não contaminarás a terra que o Senhor, teu Deus, te dá por herança.
 Dt 21:18-23
Acumularei desgraças sobre eles, contra eles esgotarei minhas flechas. Serão extenuados pela fome, devorados pela febre e pela peste mortal. Incitarei contra eles o dente das feras e o veneno dos animais que rastejam pelo chão. Fora, a espada a semear a orfandade; dentro, um pavor de estarrecer tanto o adolescente como a jovem, tanto o menino de peito como o ancião.
Dt 32:23-25
Se, porém, o fato for verídico e não se tiverem comprovado as marcas de virgindade da jovem, esta será conduzida ao limiar da casa paterna, e os habitantes de sua cidade a apedrejarão até que morra, porque cometeu uma infâmia em Israel, prostituindo-se na casa de seu pai. Assim, tirarás o mal do meio de ti.
 Dt 22:20-21
Samaria será punida {porque ela se revoltou contra o seu Deus}. Seus habitantes cairão sob os golpes da espada, seus filhinhos serão esmagados, e rasgados os ventres de suas mulheres grávidas.
Oséias 13:16
porque era o desígnio do Senhor que se endurecesse o coração desses povos e que combatessem Israel; desse modo Israel pôde votá-los ao interdito sem piedade alguma, e exterminá-los, como o Senhor tinha ordenado a Moisés.
 Josué 11:20

A lei continua?

Antigo Testamento/Antiga Aliança ou Lei de Moisés não deve ser usado para Salvação???
Porque a lei foi dada por Moisés; a graça e a verdade vieram por Jesus Cristo.
João 1:17
A lei e os profetas duraram até João;
Lucas 16:16
Se o ministério da condenação foi glorioso, muito mais excederá o ministério da justiça.
2 Cor 3:9
Porque, se o que era transitório foi para glória, muito mais é em glória o que permanece.
2 Cor 3:11
Levantam na lição do velho testamento, o qual foi por Cristo abolido;
Embora eu mesmo não esteja debaixo da lei
1 Cor 9:20-21
Tentais a Deus, pondo sobre gentis um jugo que nem nós pudemos suportar. 
Atos 15:5-12
Os gentios, que não têm lei, fazem as coisas que são da lei, para si mesmos são lei
Rm 2:13-14
Para que é a lei? [..] concluímos o homem é justificado pela fé sem as obras da lei.
Rm 3:10-28
O Homem não é justificado pela observância da lei, mas pela fé em Jesus Cristo
Anulamos, pois, a lei (lei de Cristo)pela fé? De maneira nenhuma antes estabelecemos a lei
Rm 3:31
Porque, se os que são da lei são herdeiros, logo a fé é vã e a promessa é aniquilada.
Rm 4:14
Não estais debaixo da lei, mas debaixo da graça.
Rm 6:14
Libertados da lei, em novidade de espírito, e não na velhice da letra.
Os israelitas, dos quais é a adoção, a glória, as alianças, a lei, o culto, e as promessas;
Rm 9:4
O fim da lei é Cristo para justiça de todo aquele que crê.
Rm 10:4
Mudando-se o sacerdócio, se faz também mudança da lei.
Hebreus 7:12
Precedente mandamento é ab-rogado por causa da sua fraqueza e inutilidade
Mediador de uma melhor aliança, Porque, se aquela primeira fora irrepreensível
Hebreus 8:6-7
Dizendo Nova aliança, envelheceu a primeira. Ora, o que foi tornado velho,
a primeira tinha ordenanças de culto divino, e um santuário terrestre.
Mediador de um novo testamento para remissão que havia sob o  primeiro testamento
Hebreus 9:15
Porque onde há testamento, é necessário que intervenha a morte do testador.
Porque, se pecarmos voluntariamente já não resta mais sacrifício pelos pecados,
E a Jesus, o Mediador de uma nova aliança, e ao sangue da aspersão, que fala melhor do que o de Abel.
Sabemos que o ninguém é justificado pela prática da lei, mas mediante a fé em Jesus Cristo. Assim, nós também cremos em Cristo Jesus para sermos justificados pela fé em Cristo, e não pela prática da lei, porque pela prática da lei ninguém será justificado
Porque eu, pela lei, estou morto para a lei, para viver para Deus.
Gálatas 2:19
Cristo nos resgatou da maldição da lei, se fazendo maldição por nós...
Gálatas 3:13
Todos aqueles, pois, que são das obras da lei estão debaixo da maldição.
Gálatas 3:10
Assim que já não és mais servo, mas filho; e, se és filho,
Gálatas 4:6-7
Firmes na liberdade com que Cristo nos libertou, e não torneis o jugo da servidão.
Gálatas 5:1
Prega-se ainda a Lei, por que sou, perseguido? Logo o escândalo da cruz está aniquilado
Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais debaixo da lei.
Gálatas 5:18
Portanto, lembrai-vos de que vós noutro tempo éreis gentios na carne,
Efésios 2:11-12
Na sua carne desfez a inimizade, isto é, a lei dos mandamentos,
Efésios 2:15-16
Estando debaixo da lei de Cristo, para ganhar os que estão sem lei.
E, na verdade, tenho também por perda todas as coisas,
Filipenses 3:5-9
Havendo riscado a cédula que era contra nós nas suas ordenanças, a qual de alguma maneira nos era contrária, e a tirou do meio de nós, cravando-a na cruz.
Col 2:14
Dou graças a Deus por Jesus Cristo nosso Senhor. Assim que eu mesmo com o entendimento sirvo à lei de Deus, mas com a carne à lei do pecado.
Rm 7:25
Para que a lei?
Sabendo isto, que a lei não é feita para o justo, mas para os injustos e obstinados, ímpios...
Como está escrito: Não há um justo, nem um sequer. Não há ninguém que entenda; Não há ninguém que busque a Deus. Todos se extraviaram, e juntamente se fizeram inúteis.
Rm 3:10-28
Pela lei vem o conhecimento do pecado. Mas agora se manifestou sem a lei a justiça de Deus, tendo o testemunho da lei e dos profetas
Logo, para que é a lei? Foi ordenada por causa das transgressões, até que viesse a posteridade a quem a promessa tinha sido feita; e foi posta pelos anjos na mão de um medianeiro.
Gálatas 3:19-27

Cristo, tomando da antiga lei o que é eterno e divino e rejeitando, o que era transitório, e o que era puramente disciplinar e de concepção humana (João 7:22), rejeitando o  que não eram de seu Pai eterno. Jesus, acrescentou a revelação da vida futura, de que Moisés não falara, assim como a das penas e recompensas que aguardam o homem, depois da morte.

Cristo, traz um novo ponto de vista, para Jesus, o Criador seu Pai, não é o Deus terrível, ciumento, vingativo, cruel e implacável de Moisés; mas, um Deus clemente, soberanamente justo e bom, cheio de mansidão e misericórdia, que perdoa ao pecador arrependido e dá a cada um segundo as suas obras ...


Você Sabia?

Dízimo, sacrifícios, sacerdotes, templos, cultos, altares físicos, são atributos da LEI! Rm 9:4

Depois de Conhece-la....Quer Continuar sob a Lei de Moisés? 

Romanos 4:14
 Porque, se os que são da lei são herdeiros, logo a fé é vã e a promessa é aniquilada.




Hebreus 10:1
Porque tendo a lei a sombra dos bens futuros, e não a imagem exata das coisas, nunca, pelos mesmos sacrifícios que continuamente se oferecem cada ano, pode aperfeiçoar os que a eles se chegam. 
 

4 comentários:

  1. Judeus messianicos são Fraude do Diabo, dizem q a finalidade e o objetivo da Lei é cristo...mas ignora as mais de 100 passagens que faz abolição da lei.

    IGNORAM QUASE TUDO, E SE BASEIAM EM VERSINHOS!

    ResponderExcluir
  2. versinhos descontextualizados...nenhuma pessoa que pertença a alguma denominação religiosa, leu o novo testamento na integra de mandeira linear!! Pode até ter lido um verso por dia como ensina o Demo, mas nunca de Forma linear, lendo o capitulo todo de uma só ves....Se tivessem lido, nao fariam parte de sistema religioso, judaico messianico nem Cristao.

    ResponderExcluir
  3. Porque a Lei de Jeová ficou obsoleta?
    - Porque ela se mostrou incoerente e superficial, tratando apenas da condição exterior do homem, sem se preocupar com o verdadeiro problema interior. A Lei de Jeová faz discípulos religiosos e soberbos mas não leva ninguem a ser nova criatura.

    - Merece crédito uma Lei que faz discriminação de pessoas e de raças e favorece uns em detrimento de outros?
    - Que incita à violência e à guerra? (I Sm.23:1 e 2; Dt.20:10 a 17; Js.10:40; Ju.14:5 e 6; Ju.15:14 e 15; I Sm.11:6 e 7)
    - Que lança maldições aos descendentes por causa de mau comportamento dos pais? (Ex.20:5; 32:9 e 10; Is.14:21)
    - Que ordena a morte através de meios bárbaros tais como apedrejamento? (Ex.31:15; Lv.20:27; 24:13 a 23; Js.7:25)
    - Que determina o extermínio de muitos por causa do pecado de alguns? (Nm.25:3 a 5; Nm.11:33)
    - Que exige sacrifícios humanos e holocausto de animais? (Lv.4:13 e 14; 5:10 a 16; 6:1 a 7)
    - Que coloca a mulher em condição de inferioridade em relação ao homem? (Lv.12:1 a 5)
    - Que impede um homem de servir no Templo simplesmente porque tem um defeito físico? (Lv.21:16 a 21)
    - Que hostiliza os bastardos por serem ilegítimos? (Dt.23:1 a 3)
    - Que elege os judeus e pretere todas as demais nações?
    - Que admite ira, vingança e revides? (Ex.21:23 a 25; Dt.19:21)
    - Que pune povos através de pragas e castigos coletivos?
    - Que reconhece o mero sinal físico da circuncisão como um selo de adoção de Deus? (Gn.17:10 a 14)
    - Que intencionalmente prescreve ordenanças que levam muitos a condenação? (Ez.20:25)
    - Que elege apenas um dia por semana para a santificação, como se nos demais não fosse importante a conduta do indivíduo?
    - Que estabelece o terror fulminando os desobedientes por coisas banais, como por exemplo, tocarem em coisas sagradas? (II Sm.6:6 a 8)
    - Que sanciona o assassinato de uma jovem simplesmente porque seu pai tinha feito um voto e não poderia voltar atrás? (Ju.11:30 a 39)

    É razoável se imaginar que uma Lei tão absurda e segregativa pudesse ser de autoria de um Deus tão misericordioso, compreensivo e que não faz acepção de pessoas, o qual Jesus nos apresentou como o Pai amoroso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. INFELIZMENTE TEM UMA FRASE QUE VOCE NÂO LEu OU AINDA NÂO ENTENDEU,

      "QUEM TEM OUVIDOS OUÇA O QUE O ESPIRITO DIZ AS IGREJAS.".

      VOCE ESTA MESMO REVOLTADA, COM A MENTE CAUTERIZADA.

      Excluir