Como identificar o Relativismo dos Apóstolos?



1 Coríntios 13:9
Porque, em parte, conhecemos, e em parte profetizamos;

A Bíblia é um livro, Jesus é a palavra de Deus encarnada, o verbo da vida! As escrituras são um meio tecnológico o qual temos acesso a palavra Dele. Os apóstolos foram seres humanos, homens bons, mas sujeito a emoções (Jo 18:10) falhos (Gl 2:14) como eu e você, e ainda eles próprios disseram que se alguém, até mesmo eles, ensinasse algo que fosse além do que Cristo propôs como essencial, para desconsiderarmos, seja anátema (Gl1:8)!

Por mais que as escrituras sejam apenas uma síntese do que Jesus fez e falou, e muito ainda ele havia falado que está alem do relatado nos evangelhos (Jo 21:25), bem como em muito ele havia de revelar pelo espírito da verdade (Jo 16:13), isso não implica em dizer que tudo quanto os apóstolos disseram foram revelações de Cristo! Eles mesmos admitiram isso! Nem tão pouco, dá o direito de certas passagens difíceis do N.t virarem doutrinas religiosas a partir das cartas dos apóstolos.

1 Coríntios 14:34
As vossas mulheres estejam caladas nas igrejas; porque não lhes é permitido falar; mas estejam sujeitas, como também ordena a >lei.<

É claro que Paulo tratava de uma amenizações de problemas sociais e culturais imediatos! Porque em Jesus isso não existe! Em Jesus todos nós podemos falar! Jesus não faz discriminação nenhuma acerca de ninguém e de coisa alguma! Em muitas ocasiões, no início de seus ministérios (Atos e Gálatas) os apóstulos tentaram conciliar as tradições judaicas ao evangelho, diferente de Jesus que foi contra tudo aquilo, que permitiu que seus discípulos colhessem espigas no campo do vizinho, que curava no sábado de propósito, dizendo que o Sábado foi feito para o homem e não para Deus! Que dizia que a Lei serviu apenas até sua vinda! A graça e a verdade seria revelada por ele!

Assim sendo, se as escrituras forem lidas a partir de Jesus você consegue enxergar
a singularidade e a relativização da palavra em certas ocasiões; Na verdade basta ler o contexto histórico e verá o próprio apóstolo dizendo.

Outro exemplo:

Mateus 23:9-11
E a ninguém na terra chameis vosso pai, porque um só é o vosso Pai, o qual está nos céus. Nem vos chameis mestres, porque um só é o vosso Mestre, que é o Cristo. O maior dentre vós será vosso servo.

Mateus 23:11-12
O maior dentre vós será vosso servo. E o que a si mesmo se exaltar será humilhado; e o que a si mesmo se humilhar será exaltado.

*Jesus não deixou homens para que estes imponham autoridade sobre você, Ele deixou unicamente discípulos (Mateus 23:5-8)!

Mas então Paulo diz:


Efésios 4:11
E ele mesmo >deu< uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores;

Contradição? Não! Veja:

*"deu" é passado presente ou futuro?

Efésios 4:13-14
>Até que< todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo, Para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo o vento de doutrina, pelo engano dos homens que com astúcia enganam fraudulosamente.

*"Até que" é para sempre?
*Até quando?

Pastorado é um Dom, não um cargo! ISSO era pra pessoas q estavam iniciando...no leite, precisavam de alguém para as ensinar, Até então, ELES NÃO POSSUIAM NADA POR ESCRITO DIFERENTE DE NÓS QUE TEMOS TODO O EVANGELHO RELATADO EM TEXTO! Que foi algo puramente contextual e específico!! Qualquer que tem Cristo como chave interpretativa consegue diferenciar!!

As escrituras são o texto, mas as palavras de Jesus são Vida!! E qualquer que leia elas sem o ensino de Jesus escrito no coração, está fadada ao mesmo erro dos Fariseus!! Conhecem as escrituras, mas não reconheceram seu criador que se fez carne e habitou entre eles!

0 comentários:

Postar um comentário