Dor, morte, sofrimento, angústia, depressão! Alguns perguntam o por quê Deus trouxe suas criaturas a existência para SOFRER...

Dor, morte, sofrimento, angústia, depressão! Alguns perguntam o por quê Deus trouxe suas criaturas a existência para SOFRER, que Deus poderia ter evitado tanta DOR se ele não as houvesse criado, ou então, se ele as tivesse Criado Perfeitas, só que não, ao Criar e manter o mundo do jeito que é, Deus estaria passando a impressão de ter requinte de crueldade e capricho por preferi ve-lás SOFRER como se fosse mais divertido evoluir por sofrimento!

Será mesmo que O Criador acha divertido que suas criaturas sofram para que elas evoluam?

Vamos aos Fatos:
____________________________________

1 - Várias vezes Jesus afirmou que este mundo jaz no maligno, e que Satan (que significa opositor) seria o príncipe desse mundo, os apóstolos disseram ainda que esse mundo é tenebroso e que o reino de Deus não é aqui.
____________________________________

2 - No deserto, tentando a Jesus, Satan  afirmou que este mundo foi entregue a ele, afirmou ter autoridade sobre os reinos desse mundo, e prometeu entregar tudo a Jesus em troca de um simples ato de adoração. Jesus não negou que Satan tivesse tal autoridade, isso só faria sentido se Satan realmente fosse o senhor desse mundo.
____________________________________

3 - Se Satan afirmou que este mundo pertence a ele,  também Jesus não negou que fosse verdade.  Assim: Por que é que o Criador entregaria o mundo, aos cuidados de Satan? Que sentido há em um Pai entregar os seus filhos, seus bens, suas preciosidades nas mãos do inimigo?

  • Houve uma rebelião no Eden! (Judas 1:6;  2 Pedro 2:4)  
  • O líder da rebelião, Satan (que significa opositor) desafiou o Criador, acusando-o de ser mentiroso e um mau governante (Gênesis 3:2-5.) alegou que as pessoas o ‘amaldiçoariam’ diante de dificuldades, (Jó 1:8-11; 2:4, 5) e deu a entender que a humanidade se sairia melhor sem o governo de Deus.
  • Apesar das acusações de  Satan serem calúnias (João 8:44.), livrar-se dos rebeldes no Éden não teria solucionado a questão levantada, só iria reforçar a tese de que Deus fosse um mau governante, ditador e autoritário, por isso, o Criador concedeu um tempo para que Satan mostrasse como seria a 'maneira correta' de governar a humanidade. (João 16:11; 1 João 5:19; 2 Coríntios 4:4-6) 
  • Após a vinda de Cristo, houve uma guerra civil no domino espiritual.  Os rebeldes não prevaleceram, nem se achou mais lugar para eles no céu. Satan conhecido também como dragão, serpente  e diabo, bem como  seus seguidores, foram lançados e limitadas a permanecer na terra. (Lucas 10:18; Apocalipse 12:7-9) Após isso, Satan manifestou grande ira, sabendo que pouco tempo lhe restaria.
  • Findado o tempo estipulado por Deus, o reino de Satan terá seu fim, as obras dele serão desfeitas (1 João 3:8) através do sacrifício de resgate, Cristo recebe o direito legal de reinar (Isaías 53:4;  64:6; Romanos 4:25;  7: 18 ; Eclesiastes 7:20;  1 Pedro 2:24;  3:18 ), ele retomará o projeto inicial do Eden (sabotado pela "serpente"),  virá o reino celestial de Deus  descrito como “novos céus” que governarão a “nova terra”, com duração indefinida, que não passará, e seu reino é um que não será arruinado. (Daniel 7:13, 14).

Alguns estudiosos apresentam mais citações bíblicas de (Ezequiel 28:15 e Isaías 14:12-14) como apoio a esta rebelião / queda, contudo, esses textos não são suficientes para concluir que as passagens fazem referencia a Satan. Colocando as citações no devido contexto, tudo leva a crer que essas passagens bíblicas fazem uma ironia em relação a reinados humanos, como Rei de Tiro por exemplo.

Existem outras fontes extra bíblicas tal como o livro de Melquisedeque que também relatam a mesma história, só que em detalhes: De acordo com esses textos, depois que Satan desafiou a Deus por questionar seu modo de reinar, propondo um sistema que misturaria luz e trevas e não apenas luz, muitos dos anjos ficaram balanceados com as ideias de Satan, ficaram em dúvida sobre Deus ser um ditador por cercear suas criações a liberdade de acesso ao proibido. Mas se Deus não era ditador, ele deveria acabar com todas as dúvidas entre os anjos, deixando Satan mostrar na prática a "eficiência" de seu sistema de reinado, a fim de provar que "Deus estaria errado". Por isso: Deus resolveu criar este mundo físico, temporário para servir de palco  para aplicação do sistema de governo de Satan. Um mundo metade trevas, metade luz, metade dia, metade noite. Tudo meio a meio como Satan propôs. Estipulou um tempo para Satan reinar, após esse tempo, se fosse provado a eficácia desse sistema de governo, (sistema de luz misturado com trevas), seria um sistema estendido para todo o universo.

Não só as fontes bíblicas e textos apócrifos nos levam a esse entendimento como também outros grupos religiosos que se apoiam no misticismo  (que se apoiam nas fontes da alta magia,  "magos negros", satanistas, dentre outros) também confirmam esse fato bíblico. De acordo com eles, entidades espíritas que se identificam como "anjos caídos" revelaram que antes de criar a terra, Satan acusou Deus de ser autoritário, em colocar limites demais, em permitir isso e proibir aquilo, em dizer que isso é certo aquilo e errado, Satan propôs que a criação deveria ter aceso a tudo, inclusive as trevas, deveria conhecer o outro lado, depois decidir. Assim Satan propôs um sistema de reinado em que todos tivessem a liberdade de escolher, por si próprio o que seria certo, ou errado, bom ou mau, onde ninguém seria censurado pelas suas liberdades de escolha. Esse posicionamento ficou conhecido como a teoria da "relatividade do bem e mau", onde tudo depende da ótica e ponto de vista.  Esse sistema misturaria luz e trevas de forma que ficassem equilibradas, e não somente luz como o Criador o fez. Nesse mundo a "Liberdade" de escolha seria o fundamento.

Há também, religiões de matriz africana, como algumas variações do Candomblé e Umbanda que não negam essa teoria, mas confirmam: Quando certas entidades se manifestam em médiuns confirmando que esse mundo é "o único lugar onde você pode fazer o que você quiser!" De acordo com eles, esse mundo é como uma obra, a construtora o criou e entregou para o Dono. O Dono, faz o que quiser fazer. Assim, em detalhes, Deus teria pedido a Jesus (Oxalá) que criasse a terra, para que Satan "Anjo Gabriel" pudesse demonstrar seu excelentíssimo sistema de governo, Satan então começou a modificar o projeto da terra original. Se Jesus criou o coelho, Satan pediu para criar a serpente, se um criou o pombo, o outro o urubú, segundo Satan, deveria ser assim, para que houvesse o equilíbrio, Satan foi criando tudo que chamamos de mau. Sob a ótica de Satan e seus seguidores, dificuldades, lutas, sofrimento e pelejas são parte essencial para evolução e maturidade, dando a entender que o projeto criado por Deus de Adão e Eva no paraíso não seria eficiente, não amadurece, não evolui ninguém, quer seria preciso conhecer o outro lado, seria preciso SOFRER PRA EVOLUIR. Porem, o que Satan chamou de aprendizagem e lição através do sofrimento, Jesus chamava de obras do Diabo, das trevas e do maligno. Apesar de Deus permitir o reinado de "liberdade" e "relatividade"  que  Satan propós, de acordo com eles próprios, Deus manteve a Lei do retorno. O que você faz, volta, quer seja bom, quer seja ruim!

O resultado disso? A decisão de Deus em  permitir o  reino de Satan na terra trouxe benefícios? Por um lado, a humanidade teve a "liberdade" e a oportunidade de governar a si mesma, por meio de todo tipo de governo humano, sob influência de Satan e seus anjos. Houve progresso na ciência e em outros campos. Por outro lado, um mundo de "liberdade", onde há relatividade do que é certo ou errado, bom o mau, cada um faz o que quer a consequência dessa "liberdade" e "relatividade" é um mundo de injustiça,  impunidade,  violência, pobreza, crime, guerra, dor, sofrimento, angústias, etc. Dito isso: Será mesmo que o reinado de Satan tem se mostrado eficaz e deveria ser estendido a todo universo? 

 ____________________________________

4 - Assim, Deus não pode interferir no governo deste mundo, caso contrário, ele seria cúmplice de uma fraude. Ele precisa esperar o tempo de Satan acabar para que não reste dúvidas a nenhum dos anjos quanto a ineficácia desse sistema, só então O CRIADOR possa resgatar seu povo desse reino de trevas, para o reino de luz. Quando os rebeldes fracassarem, toda a criação verá que o Criador é o único qualificado para nos reinar. Por isso também Deus não destrói Satan. Mesmo que Satan se vá, a sua idéia ficararia. Ao deixar Satan governar, O CRIADOR pode demonstrar a ineficácia de SATAN, sanando qualquer dúvida entre as Criaturas sobre a eficiência do governo de Deus. Mas, alguém poderia dizer:  "Nós que já escolhemos a luz, ainda estamos fazendo o que aqui? Por que Deus não nos ceifa desse mundo logo? Por que somos obrigados a continuar participando do reino de Satan?" Apesar de Cristo afirmar que seus discípulos não devem amar esse mundo (1 João 2:15-17) devemos nos manter firme aqui até o dia da nossa partida tendo em mente que somos apenas passageiros nesse mundo (1 Pedro 2:11). Fato é que todos que estamos aqui na terra, somos caídos, se ainda estamos aqui sobre esse governo de Satan, é por que assim como Adão, ainda damos mais ouvidos as trevas do que a luz.  Tudo leva a crer que: Deus realmente quer que nós possamos conhecer esse reino de trevas a fundo para rejeita-lo sem arrependimentos! Saber, o quão ineficazes e ineficientes  são um reino que mistura trevas e luz é, diante de um governo apenas de LUZ. Para que nunca mais venhamos a querer conhecer as trevas novamente, alegorizando, podemos afirmar que: Se nascemos na luz, escolhemos as trevas (fruto proibido) agora nascemos nas trevas, para voltar a luz E NUNCA MAIS QUERER RETORNAR AS TREVAS.  Confie em Deus, certamente se não fomos poupados desse mundo tenebroso ainda, é por que temos algo a aprender com tudo isso, aguentemos firme, que no momento certo, quando estivermos com a mente preparada, estaremos no céu ou no paraíso conforme a promessa.
____________________________________

5 - Há aqueles que ainda defendem a ideia de ser Deus  o governante desse mundo, principalmente pessoas ligadas ao espiritismo kardecista Cristão, que apesar de afirmarem serem cristãs, ou seja (aqueles que seguem a Cristo), ignoram o que Cristo disse nas escrituras acerca desse tema, também ignoram outros temas como a proibição de se comunicar com Mortos, algo bem claro nas escrituras. Eles não só desvalorizam as passagens dos 4 evangelhos sobre esse tema, como também não dão muito crédito as escrituras hebraicas, porém, Cristo valorizava, dava valor a esses textos!! E ai? Veja O DILEMA! 

Para que o espiritismo fosse considerado revelação de seres de luz, deveria ser harmônico com as escrituras bíblicas do passado, pois Cristo valorizava essas escrituras,  também deveria estar em harmonia com o fato de que Cristo não invocava mortos e antepassados, apenas se relacionava com espíritos de luz aos quais ele chamava anjos, que traduzido significa, 'mensageiros', esses,  jamais foram seres humanos, são criaturas de outra natureza  (Isaías 6:1-3;  Ezequiel 10:14; Hebreus 1:7, 14). Além disso, Jesus disse que os mortos não podem voltar (Lucas 16.24-31)

Enquanto outras religiões espíritas não se apoiam em textos bíblicos, mas preferem se apoiar apenas na revelação das entidades, está tudo bem, ok, não se pode nem discutir, cada um com sua fé, mas a partir do momento que a religião se apoia nos textos, deve haver coerência. Ou se aceita como está lá, ou não se aceita nada. Pegar pedaços que te agradam e ignorar os que te desagradam não parece ser  uma boa estratégia para se aproximar da verdade. Ou será que é?

Então por exemplo, se as palavras de Cristo estão nas escrituras bíblicas, e lá Cristo cita ostensivamente a escrituras hebraicas conhecidas como velho testamento, que por sua vez, é clara a proibição de qualquer  forma de comunicação com mortos, como a necromancia, com advinhos, feiticeiros etc. (Dt 18,9-12). Por que o fazem? Veja só o que o profeta que Jesus mais citava  Isaias  disse: Ele chega a ser ironico com essa afirmação:

Isaías 8:19
"Quando, pois, vos disserem: Consultai os que têm espíritos familiares e os adivinhos, [...]
Porventura não consultará o povo a seu Deus? A favor dos vivos consultar-se-á aos mortos?"


O espiritismo kardecista também cita o apóstolo Paulo, porém esse apóstolo pregava a ressurreição dos mortos em carne e não vida eterna existindo fora do corpo em forma de espírito (1 Tessalonicenses 4:13-17; Daniel 12:2) Ele chega ao ponto de falar que se não há ressurreição de mortos, Cristo também não ressuscitou, logo a fé é vã (1 Coríntios 15:16) Também, o Arqueologo Dr Rodrigo Silva, afirma que baseado nos diários dos Cristãos mortos na cova dos leões, dentre outros documentos, era claro que os cristãos pregavam a ressurreição dos mortos enquanto o mundo acreditava na teologia grega, budista que é vida eterna existindo foram do corpo em forma de espírito. Ou se é espírita e aceita a revelação dos espíritos como é feito pelo espiritismo, ou se é Cristão e aceita a revelação das escrituras, os dois não dá.  É Fato que Deus sempre utilizou-se de espíritos de luz para se comunicar com o homem, muito mais do que textos e livros, porem nunca usou mortos. De acordo com as escrituras bíblicas, essas criaturas que se manifestem no espiritismo  como antepassados, seres mortos, jamais foram seres humanos, talvez, além de Demônios, Anjos caídos, possam ser criaturas que a bíblia se quer menciona. Podem ser seres das trevas buscando a luz, seres das trevas tentando enganar. Mas dificilmente seria um ser de luz, por isso as proibições bíblicas são enfáticas. Aqui na terra é lugar de seres caídos. E por que é essas essas criaturas não seriam? Como garantir que não se tratam de seres das trevas se passando por seres de luz?

O espiritismo Kardecista se defende afirmando que as escrituras estão mal traduzidas, cheias de adições, omissões e acréscimos, por isso Jesus teria mandado o consolador ou "espírito da verdade"  na época de Allan Kardec para esclarecer o que ficou mal entendido/traduzido pelos homens ao longo dos séculos, bem como para esclarecer as escrituras cristãs. Ok, Deus sempre se utilizou de seres espirituais para se comunicar com o homem...Mas por que um Deus de bondade deixaria seu povo na ignorância 1500 anos desde o cristianismo primitivo até Allan Kardec (ou outro shaman/protestante)? Podem dizer que o povo não tinha capacidade para entender, porem a doutrina kardecista não é algo novo, 2000 anos antes de Cristo os princípios de Karma e reencarnação estabelecidos por Buda, eram bem aceitos. É por isso que o Cristianismo primitivo pregando ressurreição na carne entrou em conflito com a ideia já preexistente de reencarnação da época segundo Arqueologo Dr Rodrigo Silva.  Além disso, a doutrina da reencarnação não é uma prática apoiada pelos textos bíblicos (Hebreus 9:27-28), as passagens que eles usam do "nascer de novo" ou "Elias ser João Batista" também não são suficientes para apoiar essa doutrina.  

O interessante é que no Cristianismo primitivo, os discípulos expulsavam os demônios, não doutrinavam espíritos, depois disso a pessoa estava liberta. Já no espiritismo, a pessoa é liberta, mas se não estabelecer uma relação de dependência com os espíritos, as pessoas voltam a sofrer ataques espirituais, dando uma impressão muito negativa que são os próprios espíritos da instituição a causa dos ataques para forçar as pessoas a voltar a frequentar, a manter a relação de dependência com o grupo.

Em resumo sobre o espiritismo kardecista

  • Diferente do Kardecismo, Cristo valorizava as escrituras hebraicas (Lc 24:44)
  • As escrituras bíblicas proíbem consultar 'os mortos' a favor dos vivos (Is 8:19)
  • Os mortos não podem voltar  (Lc 16.24-31)
  • Os espíritos das trevas (anjos caídos) podem se passar pelos mortos (2 Cor 11:14) 
  • Os espíritos de luz (anjos) nunca foram seres humanos  (Is 6:1-3;  Ez10:14; Hb1:7, 14).
  • As escrituras bíblicas proíbem a necromancia, adivinhos, feiticeiros etc. (Dt 18,9-12).
  • As escrituras bíblicas não apoiaram a doutrina da reencarnação (Hb 9:27-28)
  • As escrituras bíblicas afirmam que o Sacrifício de Cristo é o único caminho aceito por Deus para se ter acesso ao Céu ou ao paraíso, não é dito nada sobre reencarnação, sucessivas vidas na terra para esse fim. (Efésios 2:8-9 Rm 3: 24 Rm 4:25 Rm 5:1  Rm 5:8) apesar da sociedade da época crer nisso.
  • As escrituras bíblicas falam da ressurreição dos mortos no ultimo dia num corpo celestial a semelhança dos anjos  e não vida eterna existindo em forma de espírito vivendo fora do corpo. (1 Tess 4:13-17; Dan 12:2)  (1 Cor 15:16)  

Aos que continuam a crer que Deus é o governante desse mundo, e que estão se comunicando com espíritos antepassados,  resta a mensagem: De acordo com Jesus e os apóstolos,  Satan é o 'deus desse mundo', ele é astuto e engana o mundo todo,  (2 Cor 4:4) inclusive os espíritas kardecistas que creem se comunicar com antepassados, diferente dos umbandistas que sabem que esses espíritos não são seres humanos, também sabem que esse mundo não governado por Deus, emfim,  Satan inclusive é capaz de se transfigurar em anjo de luz (2 Cor 11:14). Contudo,  por alguma razão Satan quer que essas pessoas do Kardecismo continuem a creem que esse mundo é governado por quem o CRIOU, levando nós a concluir que tudo é ruim por culpa de Deus. Sabemos que não é, as passagens bíblicas são enfáticas em dizer que o mundo é governado por aquele que não o Criou, que é reinado pelas trevas (que seja mistura de trevas e luz, Deus chama isso de trevas mesmo). Agora medite: e se as trevas fossem algo tão coerente assim, para que usar de mentira para implantá-la?  Ao Satan mentir para o mundo todo ensinando que o Criador governa esse mundo, ensinando ainda que ele prórpio não existe, Satan perde crédito em faltar com a verdade, demonstrando incoerência doutrinária e inconsistência argumentativa.

A intenção não é atacar os espíritas, mas sim as ideias, os ensinos, pois julga-se ideias e não pessoas. Existem excelentes pessoas no espiritismo, fazendo o bem ao próximo e tentando colocar as leis morais de Cristo no dia a dia, porem só não concordam com todos os textos bíblicos, mas preferem receber a revelação dos espíritos. De certa forma, tanto para crer nos textos bíblicos e rejeitar revelação de espíritos, ou crer nos espíritos e rejeitar os textos, demanda a mesma fé, isso é questão de fé, cada um tem a sua e deve ser respeitada.  A possibilidade dos espíritos enganarem os espíritas são as mesmas possibilidades dos textos bíblicos serem fraude e enganar aqueles que se apoiam nele, assim, se escolhermos o lado de aceitar os textos bíblicos da forma que estão ai, não devemos julgar aqueles que não aceitam. A intenção foi só concluir que não dá pra se apoiar nos textos bíblicos cristãos e ser espírita Kardecista ao mesmo tempo, pois um está em desarmonia com o outro.

____________________________________

6 - Apesar das doutrinas espíritas serem  pouco bíblicas, não se pode descartar que o ensino do espiritismo como um todo, incluindo as outras religiões espíritas SEJA UM SISTEMA REAL E CONCRETO IMPLANTADO NESSE MUNDO, funcionando nesse mundo governado por Satan! Porém não um sistema criado por Deus. É provável que muita coisa tenha acontecido após a finalização dos textos bíblicos, não se pode descartar que após um momento específico na história (após as escritas bíblicas) Satan tenha estabelecido esse sistema tecnológico de comunicação entre os mundos como cartomancia, influência de signos na personalidade, data de nascimento, criou o Umbral, vale dos suicidas, Nosso Lar, todo um sistema complexo espiritual de gestão, bem como pode ter criado o sistema encarnação e reencarnação com o objetivo de "evolução", o que contraria o plano original Adão e Eva, perfeitos, eternos no paraíso. Conforme diagrama de algumas linhas da Umbanda abaixo.

O interessante é que  os umbandistas dessas linhas creem que esses seres nunca foram seres humanos. Já no Kardecismo, todo mundo foi ser humano. De qualquer forma, se toda esse sistema complexo de gestão criado por Satan / Lucifer (permitido por Deus) de encarnação e reencarnação, karma, etc, são uma realidade ou não, sabemos que não é parte do plano inicial de um Deus de bondade (Hebreus 9:27-28), mas sim obra de Satan. Mesmo que for realidade, o sacrifício de resgate de Cristo nos liberta desse mundo, e isso inclui a roda da reencarnação! (Adimitindo que Satan implantou isso, afinal  o reino é dele)  A PROMESSA DE CRISTO È ESSA - FUGA DESSA TERRA PARA O PARAÍSO! Assim se você crê na promessa dele após o termino do reinado de Satan, será retomado o projeto inicial Adão e Eva no paraíso através da ressurreição no último dia (João 11:24), o corpo ressurreto será semelhante aos dos anjos (Filipenses 3:21) e não vida eterna em forma de espírito,  todos os que escolherem a luz, serão adotados por Deus (Gálatas 3:26), serão chamados filhos de Deus, assim como os anjos,   aos quais não nasceram da vontade nem intermédio de Criação alguma, mas sim, direto do Criador (João 1:12,13). 

 ____________________________________ 

Resumo:

  • Houve uma rebelião no Eden! (Jd 1:6;  2 Pd 2:4).
  • A forma como Deus reinava foi questionada (Gên 3:2-5; Jó 1:8-11; 2:4, 5). 
  • A raça adâmica escolhe o lado dos rebeldes (Gên 3:22-24)
  • Depois de ser desafiado pelos rebeldes, Deus concedeu um tempo para que Satan mostrasse a maneira 'correta' de se governar se tornando temporariamente o 'deus desse mundo' (Jo 16:11;  5:19; 2 Cor 4:4-6).
  • Deus não interfere no governo de Satan, para não ser cúmplice de uma fraude! (Ef 5:11.; 2 Cor 6:14-15).
  • Os rebeldes são lançados e limitados a permanecer na terra. (Lc 10:18; Ap 12:7-9).
  • Deus concede a Cristo o direito de reinar eternamente através do sacrifício de resgate (Is 53:4;  64:6; Rom 4:25;  7: 18 ; Ecl 7:20;  1 Pe 2:24;  3:18 ).
  • No tempo certo, Cristo retomará o projeto do Eden que foi sabotado pela "serpente". (Dan 7:13, 14).
  • O ser humano terá um corpo celestial a semelhança do Cristo ressurreto (1 Tess 4:13-17; Dan 12:2; 1 Cor 15:16).  
  • A doutrina das múltiplas existências (reencarnação) nunca fez parte do plano de Deus (Hb 9:27-28; Jo 11:24)
  • Os espíritos de luz (anjos) nunca foram seres humanos  (Is 6:1-3;  Ez10:14; Hb1:7, 14). Os mortos não podem voltar  (Lc 16.24-31) são os espíritos das trevas (anjos caídos) que se passam por mortos (2 Cor 11:14).
  • Se  após a finalização dos textos bíblicos, Satan estabeleceu  em seu governo sistemas  tecnológicos de comunicação entre os mundos como cartomancia, influência de signos, mundos como Umbral, Vale dos Suicidas, Nosso Lar e todo um sistema complexo espiritual de gestão, sistema encarnação e reencarnação com o objetivo de "evolução", conforme o ensino espírita, não há como confirmar, o Reino é dele, ele faz o que quiser,  contudo, se Satan o fez, tudo isso, contraria o plano original do sacrifício de resgate de Cristo para retomada do Éden através da ressurreição no ultimo dia! - João 11:24








0 comentários:

Postar um comentário