Bíblia Divisão Antigo Testamento x Novo Testamento

Por Dinho
Velho Testamento e Novo Testamento por ROMA: A Bíblia foi escrita por 40 autores, entre 1445 e 450 A.C. (livros do Antigo Testamento) e 45 e 90 d.C. (livros do Novo Testamento), totalizando um período de quase 1600 anos. A Bíblia atualmente é dividida em dois grandes grupos de livros: o Antigo e o Novo Testamento. O Antigo Testamento apresenta a história do mundo desde sua criação até os acontecimentos após a volta dos judeus do exílio babilônico, no século IV a.C. O Novo Testamento apresenta a história de Jesus Cristo e a pregação de seus ensinamentos, durante sua vida e após sua morte, no século I d.C.A Bíblia não era dividida em capítulos até 1227 d.C., quando o professor Sthepen Langton (Arcebispo da Cantuária) os criou, e não apresentava versículos até ser assim dividida em 1551 por Robert Stephanus (um tipógrafo famoso que imprimiu a Vulgata latina de Jerónimo de Strídon, traduzida no Século V das escrituras gregas Septuaginta). Então na Vulgata ROMA criou capítulos e versículos, também dividiu as escrituras em Antigo Testamento ou aliança e Novo que pela sua divisão como dito, o Antigo dura até o nascimento de Jesus, no entanto, ROMA COMETEU UM ERRO FATAL E não poderia ter feito A DIVISÃO DA FORMA COMO FOI FEITO, de maneira alguma, vamos analizar:

Testamento =Aliança= Mandamentos=Acordo




PELA BÍBLIA VULGATA ROMANA DIVISÃO EM DUAS PARTES:
  • VELHO TESTAMENTO
-Aliança com Adão.
-Aliança com Noé.
-Aliança de Abrão
-Aliança com Moisés - Criação do Sacerdócio Levitico e a Lei de Moisés. Roma chamou todas essas alianças de Antigo TESTAMENTO da BÍBLIA
  •  NOVO TESTAMENTO
Pela divisão de ROMA o Novo TESTAMENTO da BÍBLIA começa PELO nascimento de Jesus ou seja, no livro de Mateus e vai até APOCALIPSE.




PELAS ESCRITURAS QUE ESTÃO CONTIDAS DENTRO DA BÍBLIA:
  • TORÁ HEBRAICA
Pelas escrituras é o conjunto de Alianças/Testamentos feita para os filhos de Israel, (JUDEUS) sendo a última delas chamada Aliança com Moisés,  segundo Paulo ESTA ÚLTIMA ALIANÇA não serve para  nós Gentios nascidos depois da aliança com Jesus, é fraca, inútil, obsoleta e antiquada segundo o próprio Apostolo. (Lucas16:16) (Hebreus 7:18) (Hebreus 12:24)  (Hebreus 8:13) (Romanos 4:14) (Romanos 7:6) (2 Coríntios 3:14) (Gl 3:13) (Efésios 2:11-12) etc.
  • ALIANÇA COM MESSIAS
Pelas escrituras a  Nova aliança com Jesus  não começa em Mateus  no nascimento de Jesus (COMO ROMA DIVIDIU), quando Jesus nasceu todos estavam ainda sobre os mantos da Lei de Moisés (VT /Tora). A Nova Aliança/Testamento começa com a Morte de Jesus “esta consumado”. Nesse momento Jesus cumpre, finda e consuma o sacrifício  adentrando assim a Nova Aliança (Hb 9:15) (Hb 4:14) etc. Essa Aliança a qual devemos seguir para a salvação!


EM RESUMO: Pelas Escrituras não existe uma Aliança/Testamento passada(o) e uma Nova(o), existem várias Alianças/Testamentos que o Criador pai de Jesus fez com o homem, de forma bem resumida dentre as principais, seria:
  • Aliança com Adão; 
  • Aliança com Noé; 
  • Aliança de Abrão;
  • Aliança com Moisés; 
  • Aliança com Messias Cristo Jesus. Paulo o Apostolo e Doutor da Lei, se refere a Velho Testamento unicamente como a Antigo Testamento de Moisés e nos orienta a permanecermos no Novo Testamento de Jesus, Paulo se baseia início e fim dos Testamentos com base na divisão da escritura (Velho Testamento até Cristo morrer) e não da Bíblia Romana (Velho testamento todas as alianças antes do nascimento de Cristo), pois esta foi compilada séculos após sua morte.
IMPORTANTÍSSIMO:
QUANDO PAULO FALA EM DESCARTAR O VELHO TESTAMENTO, ELE SE REFERE A (LEI DE MOISÉS); E NÃO BASEADO NA DIVISÃO DA BÍBLIA VT/NT FEITO POR ROMA, SÃO COISAS BEM DIFERENTES, SE FORMOS NOS BASEAR NA DIVISÃO DA BÍBLIA FEITO POR ROMA QUE NEM EXISTIA NA ÉPOCA QUE PAULO ESCREVEU SUAS CARTAS, TERÍAMOS QUE ENTENDER QUE A NOVA ALIANÇA/TESTAMENTO COMEÇA A PARTIR DO NASCIMENTO DE JESUS NO LIVRO DE MATEUS E TERIAMOS QUE LEVAR EM CONTA TUDO QUE JESUS ORIENTOU AOS JUDEUS SOBRE A LEI DE MOISÉS QUE ESTÁ NO LIVRO DE MATEUS ÉPOCA INERENTE A A ANTIGA ALIANÇA, QUE SÃO OS PRECEITOS DO DÍZIMO, OFERTA, ALTAR, SACERDOTE, SACRIFÍCIOS E TUDO QUE OS JUDEUS PRATICAM. SEGUNDO PAULO JUDEU TINHA QUE CUMPRIR A LEI DE MOISES/VT ATÉ JESUS MORRER E CONSUMAR A ALIANÇA, A LEI FOI DADA A ELES E JESUS OS ORIENTOU COMO CUMPRI-LA CORRETAMENTE,  E NÃO EU E VOCÊ GENTIOS. NO LIVRO DE MATEUS JESUS FALA UMA COISA PARA OS JUDEUS QUE RECEBERAM A LEI  E JESUS FALA OUTRA COISA PARA OS GENTIOS QUE NUNCA TIVEMOS LEI;   PAULO VEIO PARA NOS MOSTRAR AS DIFERENÇAS, PAULO MOSTRA CLARAMENTE EM (Gálatas 2:14-21)

O QUE ROMA FEZ CHAMA-SE LAVAGEM CEREBRAL TENDENCIANDO AS PESSOAS A PENSAREM QUE TUDO QUE ESTÁ NO LIVRO DE MATEUS QUE ELES CHAMAM DE NOVO TESTAMENTO QUANTO NA VERDADE AINDA É ANTIGA ALIANÇA, SEJA PARA VOCÊ E EU, RESPALDANDO ASSIM AS PRATICAS LITÚRGICAS E RELIGIOSAS, ESTRATÉGIA DE MESTRE.

E QUANTO AOS LIVROS PROFETICOS ELES ESTÃO NO VT DA BÍBLIA ROMANA, MAS NAS ESCRITURAS ELES SÃO CONHECIDOS NÃO COMO ALIANÇA OU TESTAMENTO E SIM COMO PROFECIAS DO FUTURO ENTÃO PEGANDO DANIEL COMO EXEMPLO:
ELE ESTÁ NO VT DA BÍBLIA ROMANA, NO ENTANTO É CHAMADO PROFECIAS NAS ESCRITURAS. NAS ESCRITURAS A UNICA COISA CHAMADA DE VELHO TESTAMENTO É A ANTIGA ALIANÇA COM MOISÉS.  ENTÃO NÃO FAZ DIFERENÇA A Qual Aliança era a de Daniel o livro profético, PODEMOS LER E TIRAR BASE DELE SIM Sendo este um livro profético que revela o futuro não importa, não há mandamentos nele nem ordenanças diretas, descartamos apenas a aliança passada, profecia não faz parte de aliança.

EXCLUÍMOS O VELHO TESTAMENTO (SEGUNDO AS ESCRITURAS) E A LEI DE MOISÉS (SEGUNDO A BÍBLIA VULGATA ROMANA)  AO QUE SE REFERE EM MANDAMENTOS, PRECEITOS, DOUTRINAS, ESTATUTOS PARA NOSSA SALVAÇÃO. NÃO TEM NADA A VER COM EXCLUIR OS LIVROS PROFÉTICOS E REVELAÇÕES QUE ESTÃO NO VT (SEGUNDO A BÍBLIA VULGATA ROMANA)  

Agora fica claro, depois da confusão que a Igreja Romana aprontou:

Portanto EXISTIRAM ALIANÇAS, VARIAS E DEFINITIVAMENTE NÃO É COMO ROMA DIVIDIU EM 2 ALIANÇAS UMA ALIANÇA ANTIGA E OUTRA NOVA, Aliança de Moisés Paulo EXPLICA QUE foi feito exclusivamente para o povo de Israel, descendestes de Abraão, o povo liberto da escravidão do Egito, (Dt 4:44), (Os. 11:1), (Dt. 23:3-5), (Is 43:3),(1 Cr 29:18), (1 Cr 17:24), (Gn 17:19) todo aquele que não fosse Israelita era chamado Gentio, e não faziam parte da aliança com Deus, (Efésios 2:11-12)  em (Daniel 9:11) (Israel pecou contra Deus) (Romanos 3:10-28) (uma pagina de explicação) (Gálatas 3:19-27) (explicação final) 

Aliança de Moises não é para nós, nunca foi, (Efésios 2:11-12) esta Aliança  foi abolida PARA OS JUDEUS com o sacrifício do filho de Deus (Hb. 8:6, 9:15; 12:24), que foi provado ser Jesus (Zc 9:9) (Is 53) (Sl. 89:34-37), (Sl. 2:7-9), desde então eliminou se a necessidade de sacrifícios, holocaustos, manifestações físicas, sacerdócio levítico, intercessores entre o Criador e o homem, cultos judaicos etc (Hb 4: 14-16), (Hb 5:1), (Hb. 7:12). O único intercessor, pastor e sacerdote passou a ser Jesus Cristo e nenhum outro homem (1 Tim 2, 5 e 6),( Hb. 8:1-2).

QUEM RETROCEDE A ALIANÇA ANTIGA FAZ O SACRIFÍCIO DE E A CRUZ DE CRISTO VÃ.
"Mas os seus sentidos foram endurecidos; porque até hoje o mesmo véu está por levantar na lição do velho testamento, o qual foi por Cristo abolido2 Coríntios 3:14  
"Porque o fim da lei é Cristo para justiça de todo aquele que crê. Romanos" 10:4
"Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós; porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro" GALATAS 3:13
"Porque, se os que são da lei são herdeiros, logo a fé é vã e a promessa é aniquilada". Romanos 4:14
"Porque o precedente mandamento é ab-rogado por causa da sua fraqueza e inutilidade" Hebreus 7:18





10 comentários:

Postar um comentário