Bíblia Divisão Antigo Testamento x Novo Testamento

Por Dinho
Velho Testamento e Novo Testamento por ROMA: A Bíblia foi escrita por 40 autores, entre 1445 e 450 A.C. (livros do Antigo Testamento) e 45 e 90 d.C. (livros do Novo Testamento), totalizando um período de quase 1600 anos. A Bíblia atualmente é dividida em dois grandes grupos de livros: o Antigo e o Novo Testamento. O Antigo Testamento apresenta a história do mundo desde sua criação até os acontecimentos após a volta dos judeus do exílio babilônico, no século IV a.C. O Novo Testamento apresenta a história de Jesus Cristo e a pregação de seus ensinamentos, durante sua vida e após sua morte, no século I d.C.A Bíblia não era dividida em capítulos até 1227 d.C., quando o professor Sthepen Langton (Arcebispo da Cantuária) os criou, e não apresentava versículos até ser assim dividida em 1551 por Robert Stephanus (um tipógrafo famoso que imprimiu a Vulgata latina de Jerónimo de Strídon, traduzida no Século V das escrituras gregas Septuaginta). Então na Vulgata ROMA criou capítulos e versículos, também dividiu as escrituras em Antigo Testamento ou aliança e Novo que pela sua divisão como dito, o Antigo dura até o nascimento de Jesus, no entanto, ROMA COMETEU UM ERRO FATAL E não poderia ter feito A DIVISÃO DA FORMA COMO FOI FEITO, de maneira alguma, vamos analizar:

Testamento =Aliança= Mandamentos=Acordo




PELA BÍBLIA VULGATA ROMANA DIVISÃO EM DUAS PARTES:
  • VELHO TESTAMENTO
-Aliança com Adão.
-Aliança com Noé.
-Aliança de Abrão
-Aliança com Moisés - Criação do Sacerdócio Levitico e a Lei de Moisés. Roma chamou todas essas alianças de Antigo TESTAMENTO da BÍBLIA
  •  NOVO TESTAMENTO
Pela divisão de ROMA o Novo TESTAMENTO da BÍBLIA começa PELO nascimento de Jesus ou seja, no livro de Mateus e vai até APOCALIPSE.




PELAS ESCRITURAS QUE ESTÃO CONTIDAS DENTRO DA BÍBLIA:
  • TORÁ HEBRAICA
Pelas escrituras é o conjunto de Alianças/Testamentos feita para os filhos de Israel, (JUDEUS) sendo a última delas chamada Aliança com Moisés,  segundo Paulo ESTA ÚLTIMA ALIANÇA não serve para  nós Gentios nascidos depois da aliança com Jesus, é fraca, inútil, obsoleta e antiquada segundo o próprio Apostolo. (Lucas16:16) (Hebreus 7:18) (Hebreus 12:24)  (Hebreus 8:13) (Romanos 4:14) (Romanos 7:6) (2 Coríntios 3:14) (Gl 3:13) (Efésios 2:11-12) etc.
  • ALIANÇA COM MESSIAS
Pelas escrituras a  Nova aliança com Jesus  não começa em Mateus  no nascimento de Jesus (COMO ROMA DIVIDIU), quando Jesus nasceu todos estavam ainda sobre os mantos da Lei de Moisés (VT /Tora). A Nova Aliança/Testamento começa com a Morte de Jesus “esta consumado”. Nesse momento Jesus cumpre, finda e consuma o sacrifício  adentrando assim a Nova Aliança (Hb 9:15) (Hb 4:14) etc. Essa Aliança a qual devemos seguir para a salvação!


EM RESUMO: Pelas Escrituras não existe uma Aliança/Testamento passada(o) e uma Nova(o), existem várias Alianças/Testamentos que o Criador pai de Jesus fez com o homem, de forma bem resumida dentre as principais, seria:
  • Aliança com Adão; 
  • Aliança com Noé; 
  • Aliança de Abrão;
  • Aliança com Moisés; 
  • Aliança com Messias Cristo Jesus. Paulo o Apostolo e Doutor da Lei, se refere a Velho Testamento unicamente como a Antigo Testamento de Moisés e nos orienta a permanecermos no Novo Testamento de Jesus, Paulo se baseia início e fim dos Testamentos com base na divisão da escritura (Velho Testamento até Cristo morrer) e não da Bíblia Romana (Velho testamento todas as alianças antes do nascimento de Cristo), pois esta foi compilada séculos após sua morte.
IMPORTANTÍSSIMO:
QUANDO PAULO FALA EM DESCARTAR O VELHO TESTAMENTO, ELE SE REFERE A (LEI DE MOISÉS); E NÃO BASEADO NA DIVISÃO DA BÍBLIA VT/NT FEITO POR ROMA, SÃO COISAS BEM DIFERENTES, SE FORMOS NOS BASEAR NA DIVISÃO DA BÍBLIA FEITO POR ROMA QUE NEM EXISTIA NA ÉPOCA QUE PAULO ESCREVEU SUAS CARTAS, TERÍAMOS QUE ENTENDER QUE A NOVA ALIANÇA/TESTAMENTO COMEÇA A PARTIR DO NASCIMENTO DE JESUS NO LIVRO DE MATEUS E TERIAMOS QUE LEVAR EM CONTA TUDO QUE JESUS ORIENTOU AOS JUDEUS SOBRE A LEI DE MOISÉS QUE ESTÁ NO LIVRO DE MATEUS ÉPOCA INERENTE A A ANTIGA ALIANÇA, QUE SÃO OS PRECEITOS DO DÍZIMO, OFERTA, ALTAR, SACERDOTE, SACRIFÍCIOS E TUDO QUE OS JUDEUS PRATICAM. SEGUNDO PAULO JUDEU TINHA QUE CUMPRIR A LEI DE MOISES/VT ATÉ JESUS MORRER E CONSUMAR A ALIANÇA, A LEI FOI DADA A ELES E JESUS OS ORIENTOU COMO CUMPRI-LA CORRETAMENTE,  E NÃO EU E VOCÊ GENTIOS. NO LIVRO DE MATEUS JESUS FALA UMA COISA PARA OS JUDEUS QUE RECEBERAM A LEI  E JESUS FALA OUTRA COISA PARA OS GENTIOS QUE NUNCA TIVEMOS LEI;   PAULO VEIO PARA NOS MOSTRAR AS DIFERENÇAS, PAULO MOSTRA CLARAMENTE EM (Gálatas 2:14-21)

O QUE ROMA FEZ CHAMA-SE LAVAGEM CEREBRAL TENDENCIANDO AS PESSOAS A PENSAREM QUE TUDO QUE ESTÁ NO LIVRO DE MATEUS QUE ELES CHAMAM DE NOVO TESTAMENTO QUANTO NA VERDADE AINDA É ANTIGA ALIANÇA, SEJA PARA VOCÊ E EU, RESPALDANDO ASSIM AS PRATICAS LITÚRGICAS E RELIGIOSAS, ESTRATÉGIA DE MESTRE.

E QUANTO AOS LIVROS PROFETICOS ELES ESTÃO NO VT DA BÍBLIA ROMANA, MAS NAS ESCRITURAS ELES SÃO CONHECIDOS NÃO COMO ALIANÇA OU TESTAMENTO E SIM COMO PROFECIAS DO FUTURO ENTÃO PEGANDO DANIEL COMO EXEMPLO:
ELE ESTÁ NO VT DA BÍBLIA ROMANA, NO ENTANTO É CHAMADO PROFECIAS NAS ESCRITURAS. NAS ESCRITURAS A UNICA COISA CHAMADA DE VELHO TESTAMENTO É A ANTIGA ALIANÇA COM MOISÉS.  ENTÃO NÃO FAZ DIFERENÇA A Qual Aliança era a de Daniel o livro profético, PODEMOS LER E TIRAR BASE DELE SIM Sendo este um livro profético que revela o futuro não importa, não há mandamentos nele nem ordenanças diretas, descartamos apenas a aliança passada, profecia não faz parte de aliança.

EXCLUÍMOS O VELHO TESTAMENTO (SEGUNDO AS ESCRITURAS) E A LEI DE MOISÉS (SEGUNDO A BÍBLIA VULGATA ROMANA)  AO QUE SE REFERE EM MANDAMENTOS, PRECEITOS, DOUTRINAS, ESTATUTOS PARA NOSSA SALVAÇÃO. NÃO TEM NADA A VER COM EXCLUIR OS LIVROS PROFÉTICOS E REVELAÇÕES QUE ESTÃO NO VT (SEGUNDO A BÍBLIA VULGATA ROMANA)  

Agora fica claro, depois da confusão que a Igreja Romana aprontou:

Portanto EXISTIRAM ALIANÇAS, VARIAS E DEFINITIVAMENTE NÃO É COMO ROMA DIVIDIU EM 2 ALIANÇAS UMA ALIANÇA ANTIGA E OUTRA NOVA, Aliança de Moisés Paulo EXPLICA QUE foi feito exclusivamente para o povo de Israel, descendestes de Abraão, o povo liberto da escravidão do Egito, (Dt 4:44), (Os. 11:1), (Dt. 23:3-5), (Is 43:3),(1 Cr 29:18), (1 Cr 17:24), (Gn 17:19) todo aquele que não fosse Israelita era chamado Gentio, e não faziam parte da aliança com Deus, (Efésios 2:11-12)  em (Daniel 9:11) (Israel pecou contra Deus) (Romanos 3:10-28) (uma pagina de explicação) (Gálatas 3:19-27) (explicação final) 

Aliança de Moises não é para nós, nunca foi, (Efésios 2:11-12) esta Aliança  foi abolida PARA OS JUDEUS com o sacrifício do filho de Deus (Hb. 8:6, 9:15; 12:24), que foi provado ser Jesus (Zc 9:9) (Is 53) (Sl. 89:34-37), (Sl. 2:7-9), desde então eliminou se a necessidade de sacrifícios, holocaustos, manifestações físicas, sacerdócio levítico, intercessores entre o Criador e o homem, cultos judaicos etc (Hb 4: 14-16), (Hb 5:1), (Hb. 7:12). O único intercessor, pastor e sacerdote passou a ser Jesus Cristo e nenhum outro homem (1 Tim 2, 5 e 6),( Hb. 8:1-2).

QUEM RETROCEDE A ALIANÇA ANTIGA FAZ O SACRIFÍCIO DE E A CRUZ DE CRISTO VÃ.
"Mas os seus sentidos foram endurecidos; porque até hoje o mesmo véu está por levantar na lição do velho testamento, o qual foi por Cristo abolido2 Coríntios 3:14  
"Porque o fim da lei é Cristo para justiça de todo aquele que crê. Romanos" 10:4
"Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós; porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro" GALATAS 3:13
"Porque, se os que são da lei são herdeiros, logo a fé é vã e a promessa é aniquilada". Romanos 4:14
"Porque o precedente mandamento é ab-rogado por causa da sua fraqueza e inutilidade" Hebreus 7:18





21 comentários:

  1. Cara eu vejo o VT como uma constituição de outro pais, que não serve de nada pra nós, e que se alguem quer seguir alguma coisa que siga o NT, pq o VT só dá respaldo pra má interpretação da biblia e o uso de trechos isolado pra criar doutrinas especificas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele foi dado a Israel, não é para nós.

      Excluir
    2. Interessante, antes de moises ja existiam mandamentos, não para o povo hebreu, mas para todos os povos.
      Como fica então, Paulo nos diz a torá, são exemplos e ensinamentos, assim como YESHUA, sita varias coisas tanto para gentil como para judeus sobre a torá.

      Excluir
    3. Então os 10 mandamentos foram abolidos

      Excluir
    4. Nós somos o 'Israel de Deus', então é sim para nós. Os seguidores de Cristo Jesus compõe as duas casas de Israel, que é a união de Jedeus e gentios que creem em Jesus.

      Excluir
  2. Você não sabe nada, vá estudar!

    ResponderExcluir
  3. Ótimo esse estudo. Parabéns! Serve de confirmação a cerca da opinião que estou formando, que o Novo Testamento inicia com a morte de Jesus, e todos os preceitos de Moisés, da Antiga Aliança, não tem mais validade para os dias de hoje. Quero acrescentar algo, que acredito ser complemento para seu estudo, no Antigo Testamento os mandamentos e preceitos eram para os judeus, com certeza, entretanto "judeus" não eram apenas os descendentes da carne de Abraão, mas todos os que aceitavam a mesma fé, o mesmo Deus de Abraão, pois o próprio Deus disse, que a partir de Isaque seria a geração eleita, ora, senão vejamos, Isaque era o filho da promessa, e não o filho da carne (Ismael), então espiritualmente falando, todos que aceitassem a mesma fé, mesmo Deus, mesmo Espírito, de Abraão, passavam a ser Israel espiritual, Judeu espiritual, Hebreu espiritual. Deus abençoe amado irmão em Cristo e mais uma vez parabéns pelo rico estudo!!!

    ResponderExcluir
  4. vejam o video: yeshua e jesus romano nao sao a mesma pessoa. Serve para reflexão.

    ResponderExcluir
  5. Eu nao concord...novo testament comeca em joao 19-30

    ResponderExcluir
  6. Não podemos esquecer que sem a lei não se pode conhecer o pecado, portanto a lei nos serve para indicar o pecado e as obras que desagradam a Deus, todavia o julgamento agora não é mais o da Lei e sim o julgamento da Palavra que é Cristo, que vem com amor e misericórdia, pois o próprio Cristo intercede ao pai por nós.

    ResponderExcluir
  7. O Novo Testamento não começa com o nascimento de Jesus e sim com a morte de Jesus. No sangue derramado na cruz foi feita a Nova Aliança;morre o testamenteiro e os herdeiros passam a ter direito à herança.Rasgou-se o véu de cima a baixo e podemos entrar na presença de Deus.

    ResponderExcluir
  8. Gostaria de saber, segundo essa visão, como se explica o texto no final de Mateus em que Jesus manda os apóstolos fazerem discípulos e ensinarem a observar tudo o que Ele os haviam mandado. Graça e Paz!

    ResponderExcluir
  9. A religião cristã me parece que é a única que se consume em doutrinas de acumular riqueza sei qual cristã for católicos ou protestantes, como doutrina romana, não vejo isso em outras, lamentável ver o ser humano criar regras e viver sobre elas com a ignorância dos outros expandindo a riqueza e o conforto em fins próprio, que Deus dê esses indivíduos o castigo espiritual que vai merecer!!!!

    ResponderExcluir
  10. nada ha ver vai diz que paulo e o novo Messias e quem e paulo pra abolir alguma coisa ele por acaso foi algum profeta? paulo se quer era o tal apóstolo quanto mais sacerdote !!

    ResponderExcluir
  11. Existe alguma reprova se eu continuar a buscar sempre o nome do filho Yeshua ao invés de Jesus? e o comentario sobre o título acima citado é de muita avalia, simples mas objetivo parabéns Shalon continuarei buscando este site

    ResponderExcluir
  12. O que ROMA fez foi Lavagem Cerebral? Aff.
    Mateus 16, 18 Jesus fala para Pedro: "Tu é PEDRA e sobre esta Pedra edificarei a minha Igreja" Tudo que ligardes na Terra Será ligado no Céu e tudo que Desligardes na Terra será desligado no Céu".

    Será que precisa desenhar?

    Mateus, Marcos, Lucas e João Fazem parte sim do NOVO TESTAMENTO.

    Todo os 27 Livros foram Escritos após a morte de Jesus como vc mesmo coloca neste seu texto.

    Testamento é ato mediante o qual uma pessoa dispõe de seus bens, no todo ou em parte, para depois de sua morte.

    Este testamento, passa a ter valor sim após a Morte de Jesus no Calvário, mas ele É novo Testamento!

    ResponderExcluir
  13. Boa noite povo de Deus, muito interessante poder estudar a Palavra de Deus neste site. Estou gostando e muito.

    ResponderExcluir
  14. Gostaria de perguntar:
    Então o que Jesus falou tem menos valor do que Paulo.
    Sinceramente eu prefiro as palavras do Mestre. Ele falou não somente em seu tempo mais para os nosso.
    Por isso ele disse "Passará os Céus e a Terra mais as minhas Palavras não Hao de passar" Minhas ou seja Dele...

    ResponderExcluir
  15. Achei interessante esse testo, porque ele aponta apenas um erro de Roma, porém os outros erros o cristianismo inteiro está imerso nele e ninguém percebe porque todos fazem parte do sistema religioso que molda e controla o mundo. As escrituras sagradas nem era para ser divididas em AT e NT pois que lemos hoje existe muitas falsificação no meio da verdade e as pessoas que querem. Servir ao Criador da sua maneiro fazem aproveitar dessa situação. Fica a dica e temos que esquadrinhar a verdade...

    ResponderExcluir