Quem Crer e for batizado será Salvo...



Jesus deixa claro, que ninguém vai ao pai a não ser por ele, ou ainda, quem crer nele tem vida eterna, ou quem negar ele não será salvo, etc.

depois nos deparamos com isso...

João 15:6
Se alguém não estiver em mim, será lançado fora, como a vara, e secará; e os colhem e lançam no fogo, e ardem.

Jesus é incoerente? De maneira alguma, antes digo que a interpretação teológica mística do fator mágico “Crer” é equivocada. Alguns teólogos confundiram o significado e o contexto da palavra, “Crer” significa (Crer na mensagem) e não simplesmente na sua existência como propõe alguns, ou seja, abraçar a mensagem de Jesus! Viver a mensagem de Jesus no dia a dia! De como Jesus tratava as pessoas, como ele agiu, o que ele fazia, como ele vivia, e ainda, um convite a viver desse modo, pois o pai é daquele jeito.Ninguém pregou o evangelho melhor que Jesus, vivendo o evangelho na sua vida, e se fizermos isso, veremos, que somos seus discípulos, não em letras de pedras, mas, no dia a dia! (Hb 8:8-11) Amando uns aos outros, se compadecendo, perdoando, andando em piedade, humildade, mansidão, como ele o fez (Gl 5:22), só o andar Nele faz se, estar Nele (1 Jo 2:29) isso é o evangelho o resto é doutrinações institucionais.


E agora vemos isso:

Efésios 2:8-9
pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus.
Não vem das obras, para que ninguém se glorie;

Somos salvos por fé e não por Obras Sim! Paulo deixou claro que a fé vale pelas obras (Ef 2:8-9) Então é só acreditar em Jesus de forma mística e pronto? Tiago explica: "Assim também a fé, se não tiver as obras, é morta em si mesma"(Tg 2:17). As obras não são a CAUSA mas sim o EFEITO da fé viva, a fé salva, mas ausência de obras refletem uma fé morta. Agora isso não são obras de Religiosidade e ritualística, mas sim do exercício do Amor ao próximo!

Como nenhum de nós merecemos ser salvos, ser salvo pela fé significa "tentar" praticar o que JESUS ensinou no seu dia a dia, se você não conseguir, o que valeu foi a tentativa.  

Afinal ninguém é bom o suficiente para alcançar o Reino de Deus. Portanto, Deus salva quem ele quiser salvar sem dar satisfação para ninguém como explica através de várias parábolas: dos trabalhadores da vinha (Mt 20:7) ou dos publicamos e meretrizes que alcançarão o Reino de Deus (Mt 21:31) misericordioso que alcançam misericórida (Tg 2:13) (Mt5:7) puros de coração que verão a Deus (Mateus 5:8), etc.

Observe nenhum dos textos se referem a “Crer” na existência da pessoa Jesus, de forma mágica esses, são bem aventurados, por, realizar as obras e os frutos de Jesus ainda que não soubessem quem é a pessoa de Jesus. É por isso que Cristo disse, que quem “Crer” nas palavras de Cristo (exercício do amor ao próximo), passa longe do Juízo, e tem a vida eterna! (João 5:24-29), agora, quem não “Crer” não será justificado pela fé! Será Julgado pelo bem ou mal que fez na vida! Assim como foi dito também na parábola de (João 15).

Deus deixou bem claro, a decisão é dele, que ninguém se glorie de nada!! Ele vai nos salvar por misericórida, dó, graça imerecida, porque não merecemos a salvação nem por um milhão de boas obras. Todavia ausência de boas obras significa falta de amor, e quem não ama não conhece a Deus, não exercitou o amor ao próximo e automaticamente nega a Cristo no coração, logo se há a ausência de boas obras pode haver crença, não há Fé nem amor e nem Deus. Toda fé viva tem que produzir boas obras. Imagina se Deus, fosse “deus” apenas dos que não possuem equívocos, erros, e heresias doutrinárias e teológicas a seu respeito? De Fato, Um Deus que se apresente do tamanho dessa mediocridade não serve nem pra ser homem, quanto mais para ser Deus! Então surge mais um questionamento: Existem pessoas que amam o próximo sem precisar de nenhum Deus! Certamente elas não conhecem o Deus das escrituras, mas conhece o Deus em espírito que habita em seu coração que é o mesmo das escrituras, onde há amor, ali há Deus. Faço me anti-Bíblico?

QUANTO AO BATISMO: ESSE VOU DETALHAR.

Marcos 16:16
Ouem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.

PAULO EXPLICA:

Rm 6:3
Ou não sabeis que todos quantos fomos batizados em Jesus Cristo fomos batizados na sua morte?

1 Cor 12:13
Pois todos nós fomos batizados em um Espírito, formando um corpo, quer judeus, quer gregos, quer servos, quer livres, e todos temos bebido de um Espírito.

1 Cor 1:17
Porque Cristo enviou-me, não para batizar, mas para evangelizar; não em sabedoria de palavras, para que a cruz de Cristo se não faça vã.

Atos 1:5
Porque, na verdade, João batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo, não muito depois destes dias.

Mateus 20:23
E diz-lhes ele: Na verdade bebereis o meu cálice e sereis batizados com o batismo com que eu sou batizado, mas o assentar-se à minha direita ou à minha esquerda não me pertence dá-lo, mas é para aqueles para quem meu Pai o tem preparado.

OU SEJA, JOÃO batizava em Águas, Jesus em espírito, todos fomos batizados com a morte DELE na Cruz, o pácto perfeito, no espírito, todavai o ritual simbólico continuou, apesar de ser desnecessário, assim como Paulo Circuncidou, e Guardou o Sábado algumas vezes, por causa da pressão que os judeus convertidos exerciam com questão a isso, e depois demonstrou que não havia a necessidade de Guarda-los. (Col 2:16). Lembre-se dos princípios que Paulo adotou: "Se for para não escandalizar a fé de um irmão fraco, até deixo de comer carne" (Romanos 14). Quem conhece Cristo e os Evangelhos, sabe que todas essas práticas ritualísticas não são proveitosas em em Cristo pela Cruz.

Agora se estiver inseguro, pode ir num Rio, e assim como fez João, leia Jõao 1, chame um amigo, mergulhe no rio, faça igual e pronto, não é preciso nenhuma instituição religiosas para isso.

5 comentários:

  1. Ótimo texto! È exatamente como penso: Onde existe amor, existe Deus pois Deus é amor!

    A paz!

    ResponderExcluir
  2. http://www.gotquestions.org/portugues/somente-a-fe.html

    Pergunta: "A salvação é somente pela fé ou pela fé mais as obras?"

    Resposta: Esta talvez seja a mais importante pergunta em toda a Teologia Cristã. Esta pergunta motivou a Reforma: a separação entre a igreja Protestante e a igreja Católica. Nesta pergunta está a diferença crucial entre o Cristianismo Bíblico e a maioria dos cultos “Cristãos”. A salvação se dá somente pela fé ou pela fé mais as obras? Sou salvo apenas por crer em Jesus ou tenho que crer em Jesus e fazer certas coisas?

    A questão da fé somente ou fé mais as obras se faz difícil por causa de algumas passagens bíblicas de difícil correlação. Compare Romanos 3:28, 5:1 e Gálatas 3:24 com Tiago 2:24. Há quem veja uma diferença entre Paulo (a Salvação é somente pela fé) e Tiago (a Salvação é pela fé mais as obras). Na verdade, Paulo e Tiago, de maneira alguma, discordam entre si. O único ponto de discordância que alguns afirmam existir é a respeito da relação entre fé e obras. Paulo dogmaticamente diz que a justificação se dá somente pela fé (Efésios 2:8-9) enquanto Tiago aparentemente está dizendo que a justificação é pela fé mais as obras. Este aparente problema é resolvido ao examinarmos com precisão sobre o que discorre Tiago. Tiago está negando a crença de que a pessoa possa ter fé sem produzir quaisquer boas obras (Tiago 2:17-18). Tiago está enfatizando o argumento de que a fé genuína em Cristo produzirá uma vida transformada e boas obras (Tiago 2:20-26). Tiago não está dizendo que a justificação se dá pela fé mais as obras, mas, ao invés disso, diz que a pessoa que é verdadeiramente justificada pela fé produzirá boas obras em sua vida. Se uma pessoa afirma ser crente, mas não produz boas obras em sua vida - então ela provavelmente não tem fé genuína em Cristo (Tiago 2:14, 17, 20, 26).

    Paulo escreve o mesmo. O bom fruto que os crentes devem produzir em suas vidas é citado em Gálatas 5:22-23. Logo depois de nos dizer que somos salvos pela fé, não por obras (Efésios 2:8,9), Paulo nos informa que fomos criados para as boas obras (Efésios 2:10). Paulo espera tanto de uma vida transformada quanto Tiago. “Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo” (II Coríntios 5:17)! Tiago e Paulo não discordam em seus ensinamentos sobre a salvação. Eles abordam o mesmo assunto sob diferentes prismas. Paulo simplesmente enfatizou que a justificação vem somente pela fé enquanto Tiago enfatizou o fato de que a fé em Cristo produz boas obras.

    ResponderExcluir
  3. Excelente comentário,mas se devemos viver (imitando-o 1ªCO 11.1) como Jesus viveu, então devemos sim, aceito como algo que deve ser realizado e levado a sério o batismo nas águas, pois que, Ele mesmo passou por elas, e seus discípulos também, bem como também batizavam e na presença do Senhor.
    Tudo é valido!
    "Como nenhum de nós merecemos ser salvos, ser salvo pela fé significa "tentar" praticar o que JESUS ensinou no seu dia a dia, se você não conseguir, o que valeu foi a tentativa." - isto não irá justificar diante de Deus, ou é ou não é ...., deixar incógnito que mesmo sem conhecer a deus é ser salvo é entrar por uma tangente perigosa,pois o próprio Cristo deixa claro que o conhecer a trindade é pela escritura, pois são elas que testificam D'eles (jo 5:39)

    ResponderExcluir
  4. Paulo Guardava o Sábado por pressão dos Judeus ? que bela explicação, usar colossenses 2;16 pra afirmar essa barbaridade é no minimo falta de Conhecimento histórico e bíblico

    ResponderExcluir
  5. Muito bom o texto. Devemos nos batizar para imitar o Mestre, mas na verdade sabemos que nada que venhamos a fazer nos faz adquirir a Salvação, pois esta, não vem das obras e sim da misericórdia de Deus (Efésios 2.8,9). Agora dizer, por exemplo, ah eu creio eu tenho fé, posso viver de qualquer maneira, que a minha salvação está garantida, isso é um grande sinal que a pessoa que assim pensa nunca foi salva, está ainda precisando ser alcançada pela infinita, imutável Graça de Deus.
    Ora, se o Espírito de Deus mora em mim, eu digo que sou salvo, mas vivo praticando as coisas deste mundo, então Deus, com certeza não está em mim e a minha fé é morta. Nós, cristãos, não praticamos as boas obras para seremos salvos, mas sim, como consequência da nossa salvação. É ilógico pensar que o Deus mora em em mim e eu continuo com as mesmas obras do passado. Ora a Palavra diz que se alguém está em Cristo, nova criatura é as coisas velhas já passaram e eis que tudo se fez novo (II Cor 5.17).
    Quanto as obras, todas elas servem para o nosso testemunho, mas de nenhum préstimo para a salvação, pois se assim fosse, estariamos negligenciando a morte vicária de Cristo na Cruz e ademais a própria Palavra nos afirma que nossas obras são como trapos de imundícias ( Is 64.16).
    Assim sendo é bom que saibamos que todos os tipos de boas obras são consequências de termos Deus em nós, pois do contrário, não haveria necessidade de Cristo morrer por nós.
    Também sabemos que a salvação não depende de nossa decisão, mas sim de sermos alcançados pela Graça de Deus. É aqui que começa a predestinação, pois nenhum ser humano , usando de seu livre arbítrio, tem condições de escolher servir a Cristo, pois a sua mente totalmente depravada, não conseguiria, vencer a mente do diabo que é muito mais forte.
    Então é salva a pessoa que escolhida por Deus, que alcançada pela sua maravilhosa Graça. Eu por exemplo sei que sou salvo, mas merecia mesmo era o inferno, mas sendo alcançado pela Graça, sou salvo, embora não saiba explicar o porquê de Jesus me amar tanto e me escolher.Se você é salva, produza o fruto do Espírito e não as obras da carne, conforme está escrito em Gálatas 5.22,23 Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. Contra estas coisas não há lei.
    Claro que não existe uma discordância entre Paulo e Tiago. Paulo falava da Fé inteligente, salvadora, enquanto Tiago, falava das consequências desse fé.
    Mas mesmo a fé, o homem não consegue alcançar, pois ela é um dom. Para sermos salvos dependemos em tudo do Espírito Santo, pois é este que coloca fé em nós, para sermos salvos.
    A salvação também não depende de nossa vontade, força, boas obras, depende sim, inteiramente daquele que nos chamou e nos predestinou para tal salvação (Efésios 1). Na verdade é Deus quem nos leva a Jesus: João 6. 37 - Todo o que o Pai me dá virá a mim; e o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora. Lemos em João 10.28 E dou-lhes a vida eterna, e nunca hão de perecer, e ninguém as arrebatará da minha mão. Salvação é a nossa maior riqueza. Pense nisso.

    ResponderExcluir