Obedecei a vossos pastores...


Por Dinho


“Obedecei a vossos pastores, e sujeitai-vos a eles; porque velam por vossas almas, como aqueles que hão de dar conta delas; para que o façam com alegria e não gemendo, porque isso não vos seria útil.” (Hebreus 13 : 17) 

Muitos evitam esse verso pois a interpretação que ouvimos acerca dele era de que, se devia obedecer cegamente a qualquer homem que carregasse o título/cargo/dom de pastor ainda que ele se corrompesse e mandasse todos fazerem coisas que contrariavam o Evangelho. 

Hoje, no entanto, graças a Deus, muitos já conseguem enxergar  que não foi isso que o Apóstolo Paulo quis dizer, não de acordo com o contexto do Novo Testamento. 


Isso não queria  dizer que quem ensine o evangelho em alguns momentos deva ser obedecido em tudo o que mandar (em seus caprichos, por exemplo). Deveria-se obedecer a quem  ensinava o Evangelho, porque ao fazermos estaremos obedecendo ao Evangelho e, consequentemente, a Cristo. Paulo diz que quando alguém nos ensina algo que seja diferente do Evangelho não deve ser obedecido,  mesmo que seja um anjo (Gálatas 1 : 8 )  

Em primeiro lugar, a tradução correta da palavra :

Paulo se referia a uma palavra não traduzida, é uma palavra simples: só um guia, um sábio, um ancião, que ajuda no entendimento da palavra e edificação da fé, até que essa pessoa amadureça! Não é para sempre, é só até ela ter o conhecimento e alcance a unidade e plenitude da fé, daí em diante é você anunciar o evangelho e deixar o guia, assim como Jesus fez com os apóstolos e os apostolo com seus discípulos!

A tradução da palavra Pastor é Guia, ancião, alguém que ensina a andar nos passos de Jesus, não é esse SACERDOTE que está aí hoje, líder de Culto Divino no púlpito Eclesiástico templocentrista ,que de forma prepotente se auto-intitula PASTOR/PADRE. Esse sacerdocio que está ai se chamando de Pastor e Padre foi abolido por Cristo (Hb 4:14; Hb 7:14; Hb 8:13; Hb 9:1) juntamente com o templo e o culto!

“Lembrai-vos dos vossos pastores, que vos falaram a palavra de Deus, a fé dos quais imitai, atentando para a sua maneira de viver.” (Hebreus 13 : 7) 

Isso significa dizer que, os que estão aprendendo devem observar o que o instrui e atentar para o modo que ele se comporta. Agora: nada disso tem a ver com o sistema religioso que conhecemos neste século, definitivamente. Esse Pastor do sistema Religioso que está aí toma um lugar de SACERDOTE.

Na verdade, no contexto do evangelho de Cristo, devemos ser sujeitos uns aos outros, a mulher ao homem, o homem ao Senhor, o Senhor a Deus, o o filho ao Pai, (Efésios 6 : 1) Pai ao filho   (Colossenses 3 : 21) assim como Jesus foi sujeito as autoridades que o dilaceraram e fizeram atrocidades e cretinices com ele, ainda assim ele foi sujeito, ele foi humilde, assim o exemplo é ser humilde ser respeitoso por mais que sejam injustos com você (1 Pedro 2:19-20), assim como Jesus o fez. Quanto mais aos que pregam o evangelho!

Quando Paulo disse que Jesus mesmo deu uns para  pastores,  (atenção verbo no passado  o Pastor era Pedro, apenas Pedro) outros para Ministros (Paulo), Presbítero, Diácono, Bispos, (que salientando nada tem a ver como ministério da hierarquia religiosa atual), (Efésios 4:11) até que tenham maturidade  o assunto aqui neste trecho deve estar em concordância com esse outro, (Hebreus 5:12) ou poderemos chamar paulo de louco pois se não fosse assim estaria a cada hora dizendo uma coisa diferente .

Resumo e Conclusão:


"Obedecei a vossos pastores..." ou seja, enquanto você está aprendendo, é um menino na fé, obedeça o que o guia lhe disser, porque ele lhe fala acerca do evangelho, e obedecer o evangelho é obedecer a Cristo, até que você amadureça e não seja menino na fé, foi assim até que o Evangelho do Novo Testamento foi escrito é claro, hoje temos o Evangelho por escrito e não existem mais guias, apenas evangelhistas que são aqueles que anunciam o evangelho

A mensagem do Evangelho é o tempo todo que, sejamos respeitosos e humildes uns com os outros, inclusive com quem prega o evangelho, na Nova Aliança, depois do sacrifício, "consumado" um só Pastor foi nomeado (João 21:17), depois da morte do único Pastor homem (Pedro), o nosso único pastor (Hebreus 13:20; Marcos 14:27) e intercessor (1 Timóteo 2:5; Hebreus 12:24; Hebreus 8:6; Hebreus 9:21 João 2:1;) é Jesus, não é homem, ninguém toma para si essa honra (Hebreus 5:4). Hoje,  temos a palavra escrita do NOVO TESTAMENTO, não temos mais pastores homens, hoje é Jesus o único mediador e intercessor e Pastor. (João 10.11-13; Hebreus 4:14; 1 Timóteo 2:5). Ficamos TOTALMENTE dependente de Deus e independente dos homens, sem arrogância, não existe mais sacerdote homem, Virgem Maria, Santos, Anjos ou qualquer morto,  qualquer que seja o intercessor. Todavia temos Evangelistas que são os que anunciam o evangelho, isto é, todos nós que o anunciamos! 

Por Favor não fique preso nesses versos, leia todo o capítulo para melhor entendimento, e ao invés de buscarem esses Sacerdotes, leia o novo testamento com atenção e com dicionário, se possível use o tradutor on-line do grego para o português e se surpreenda com o significado dessas palavras gregas não traduzidas de propósito para te enganar. O mundo Jaz no maligno e você acha que a religião ficou de fora?:

Pense nisso.

17 comentários:

Postar um comentário