Deus do Velho Testamento é Mal Cruel e Vingativo?

Por Dinho
Os Homens do Antigo Testamento, estavam tentando se comunicar com pessoas que viviam em  trevas, assim sendo, ao descreverem “Deus” descreveram o com Antropomorfismo.

Antropomorfismo é a ausência total de possibilidade descritiva (através do idioma) do que seja o sentir divino sobre a vida!  Ou seja dar uma forma humano um sentimento humano a algo Divino que é indescritível. O desgosto de Deus vira “ódio”, a tristeza de Deus se torna em “arrependimento”, a disciplina de Deus vira a “Ira de Deus”, trabalhar um dia para poder pagar uma dívida vira "Deus apoia a escravidão" e uma multidão de ignorantes fanatizados religiosos expondo interpretações infundadas,  tendenciosas  e proselitistas.   A questão utilizada pelos Judeus Protestantes do Cristianismo Moderno de um "Deus é amor mas, odeia também" não passa de uma distorção do evangelho mergulhando no deus pagão, cuja filosofia é "eu amo apenas os que me amam" e "saúdo aos que me saúdam" Se vocês chamam de meu pai um deus assim que pai é esse que vocês construíram? O Pai de Jesus não é assim, é aquele que faz chover sobre maus e bons, sobre justos e injustos! 


ESTA FOI A FORMA DE MOISÉS E OS PROFETAS explicarem ao povo hebreu as conseqüências do pecado..  E AINDA, CERTAS questões, como disse Jesus, (aos homens de sua época, Escribas e Fariseus), que estes ainda estavam no leite, e não estavam preparados  para o alimento sólido ou seja, não tinham condições e nem discernimento de entender profundamente acerca da verdade. 

Para Deus "sua Ira" é disciplina que deve ser em amor! Para nós "sua Ira" é vingança,  um estado de ódio  premeditado! Somente Ele, tem o discernimento de "irar" sem pecar, pois a "ira" dele não é a nossa "ira", a nossa "ira" é ódio, vingança, troco e maldade!

A ira de Deus é amor é disciplina para nossa regeneração e salvação, a começar do dilúvio,  como disse Pedro,  para preservar, uma visão extrema do amor, para preservar a vida ainda que isso implica em disciplina! O Deus que vinga é um deus feito a imagem e semelhança do homem corruptível! Se o seu "deus" se vinga, ele é feito a imagem e semelhança SUA!

Para chegarmos ao amor é necessário a experiência do engano e da contradição, para nos tornarmos maduros e entender sobre o amor. Chega uma hora que o amor de Deus ilimitado joga todas essas coisas no lago de fogo (Que não deixa de ser Antropomorfismo), e não haverá mais sinal, nem traço dessas coisas. Quem quiser viver nas trevas, para lá irá por livre espontânea vontade.

Quem já leu sobre Jesus pregar o evangelho? Sua pregação era semelhante a dos Lideres Religiosos do Antigo Testamento? Acaso alguém já leu que Jesus participava daquela doutrinação? O Antigo Testamento é sombra, é simbologia, é promessa,  e foi cumprida em Jesus, como disse Paulo, acabou!!! Não somos Judeus, VT está abolido (2 Co. 3:14), é obsoleto  (Hb. 8:13), fraco e sem utilidade (Hb. 7:18). Cristo é o cumprimento de tudo aquilo que se passou! (Ef 2:15-16) Os apóstolos usavam o Velho Testamento para converter apenas os Judeus e nunca os Gentios! Prova é que Paulo não usou nada do Antigo Testamento em suas cartas direcionadas ao povos pagãos (Gentil), ou seja, não Judeus (1 Cor 9:21)

O evangelho é a mensagem de Jesus! É a mensagem de como Jesus tratava as pessoas, como ele agiu, o que ele fazia, como ele vivia, e ainda, um convite a viver desse modo, pois o pai é daquele jeito. Ninguém pregou o evangelho melhor que Jesus, vivendo o evangelho na sua vida, e se fizermos isso, veremos, que somos seus discípulos, não em letras de pedras, mas, no dia a dia! (Hb 8:8-11) Amando uns aos outros, se compadecendo, perdoando,  andando em piedade, humildade, mansidão, longanimidade, temperança e domínio próprio como ele o fez (Gl 5:18), só o andar Nele faz se,  estar Nele (1 Jo 2:29) isso é o evangelho o resto é doutrinações.

Não entender isso, é tornar Jesus mais um escravo do espirito religioso moderno.

20 comentários:

  1. Pode sim irmão, é só colocar a fonte, do site
    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. O essencial é esse: Sair da lei, vir para a graça e praticar o amor de Jesus e o evangelho, os mistérios profundos é pra quem quer e pode receber,,,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. JESUS E OS APOSTULOS NUNCA REVELARAM ISSO, SO REVELARAM A VC...PARABENS PROFETA, EU DEIXO ISSO AKI PRA VC: Gálatas 1:8-9

      Excluir
    2. Blog Cristão Jeová falso deus21 de novembro de 2012 às 17:20

      Eu creio em todo o VT, pois Jesus confirmou a Lei e aboliu, atestando assim a sua veracidade. A erros sim que devem ser corrigidos até mesmo no novo testamento, mas esses erros não invalidam toda a obra. Temos que ser coerentes.

      Tudo o que Jeová aprontou na Lei esta registrado, alias um pouco, pois ele faz coisas que nunca saberemos...

      Excluir
    3. onde encontro na Bíblia que Jesus aboliu a Lei?

      Excluir
    4. • MEDITE: Qual é o sentido de haver Nova aliança, se a primeira aliança ainda vigora? (Hb 7:11-12)
      __________________________________

      • ORDENANÇAS DO VELHO TESTAMENTO: LEI DE MOISÉS

      Atos 15:6-11
      Alguns, porém, da seita dos ((fariseus)), que tinham crido, se levantaram, dizendo que era mister circuncidá-los e mandar-lhes que ((guardassem a lei de Moisés)). Congregaram-se, pois, os apóstolos e os anciãos para considerar este assunto. E, havendo grande contenda, ((levantou-se Pedro)) e disse-lhes: Homens irmãos, bem sabeis que já há muito tempo Deus me elegeu dentre nós, para que os gentios ouvissem da minha boca a palavra do evangelho, e cressem. E Deus, que conhece os corações, lhes deu testemunho, dando-lhes o Espírito Santo, assim como também a nós; E não fez diferença alguma entre eles e nós, purificando os seus corações pela fé. Agora, pois, por que ((tentais a Deus, pondo sobre a cerviz dos discípulos um jugo que nem nossos pais nem nós pudemos suportar?)) Mas cremos que ((seremos salvos pela graça)) do Senhor Jesus Cristo, como eles também.
      __________________________________

      • Logo, para que é a lei?

      1 Tim 1:9
      Sabendo isto, que ((a lei não é feita para o justo)), mas para os injustos e obstinados, ímpios...

      Gl 3:19-27
      Foi ((ordenada)) por causa das transgressões, ((até que)) viesse a posteridade a quem a promessa tinha sido feita

      • ATÉ QUE QUANDO? PARA SEMPRE?
      • ATÉ QUE QUANDO? PARA SEMPRE?
      • ATÉ QUE QUANDO? PARA SEMPRE?
      • ATÉ QUE QUANDO? PARA SEMPRE?
      • ATÉ QUE QUANDO? PARA SEMPRE?
      • ATÉ QUE QUANDO? PARA SEMPRE?

      • ATÉ QUE "a posteridade a quem a promessa tinha sido feita " OU SEJA, VIESSE O MESSIAS!JESUS corresponde a a posteridade a quem a promessa tinha sido feita;

      2 Cor 3:11
      Porque, se o que era ((transitório)) foi para glória, muito mais é em glória o que permanece.

      2 Cor 3:14
      Levantam na lição do ((velho testamento)), o qual foi por Cristo ((abolido))

      __________________________________

      Hb7:18
      ((Precedente)) mandamento é ((abolido)) por causa da sua ((fraqueza e inutilidade))

      Hb 8:6-7
      Jesus, mediador de uma ((melhor aliança)), porque, se aquela ((primeira foi)) irrepreensível.

      Hb 8:13
      ((Nova aliança)), envelheceu a primeira. Ora, o que foi tornado ((velho)), perto está de ((acabar)).

      Hb 9:1
      A primeira ((tinha)) ordenanças de ((culto divino)), e um ((santuário terrestre)).

      Hb 9:16 -17
      Porque onde há testamento, é necessário que intervenha a ((morte do testador))

      Hb 12:24
      ((E a Jesus, o Mediador de uma nova aliança)), e ao sangue da aspersão, que fala melhor do que o de Abel.
      __________________________________

      João 1:17
      Porque a lei foi dada por Moisés; a graça e a ((verdade)) vieram por ((Jesus Cristo)).
      __________________________________

      Rm 4:14
      Porque, se os que são da lei são herdeiros, logo a fé é vã e a promessa é aniquilada.

      Rm 6:14
      ((Não estais)) debaixo da ((lei)), mas ((debaixo da graça)).

      Rm 7:6
      ((Libertados da lei)), em novidade de espírito, e não na velhice da letra [LEI].

      Rm 9:4
      ((Os israelitas)), dos quais é a adoção, a glória, as alianças, ((a lei, o culto, e as promessas));

      Rm 10:4
      ((O fim da lei é Cristo)) para justiça de todo aquele que crê.

      __________________________________

      Gl 2:16
      Sabemos que o ((ninguém é justificado pela prática da lei)), mas mediante a fé em Jesus Cristo. Assim, nós também cremos em Cristo Jesus para sermos justificados pela fé em Cristo, e ((não pela prática da lei)), porque pela prática da lei ((ninguém será justificado)).

      Gl 2:19
      Porque eu, ((pela lei, estou morto para a lei)), para viver para Deus.

      Gl 3:13
      Cristo nos resgatou da ((maldição da lei)), se fazendo maldição por nós...

      Gl 3:10
      Todos aqueles, pois, que são das ((obras da lei)) estão debaixo da ((maldição.))

      Gl 5:1
      Firmes na liberdade com que Cristo nos libertou, e não torneis o jugo da servidão.

      Gl 5:11
      Prega-se ((ainda a Lei))? Por que sou, perseguido? Logo o escândalo da cruz está aniquilado
      __________________________________

      Excluir
    5. 1 Cor 9:21
      Estando debaixo da ((lei de Cristo)), para ganhar os que estão sem lei.

      Filipenses 3:5-9
      E, na verdade, tenho também por perda todas as coisas, [LEI]

      __________________________________

      • ORDENANÇAS DO VELHO TESTAMENTO: DEZ MANDAMENTOS

      • Muitos dizem que a Lei de Moisés acabou, todavia continua vigorando os Dez mandamentos inclusive o sábado.

      Ef 2:15-16
      Na sua carne ((desfez)) a inimizade, isto é, a ((lei dos mandamentos))

      II Cor 3:7
      E, se o ((ministério da morte)), gravado com ((letras em pedras)), veio em glória, de maneira que os filhos de Israel não podiam fitar os olhos na face de Moisés, por causa da glória do seu rosto, a qual era ((transitória))

      • Os DEZ mandamentos foram dados por DEUS EM (Êxodo 31:18) CERTO? EXISTIA ALGUM OUTRO MANDAMENTO gravado com ((LETRAS EM PEDRA)) A NÃO SER OS DEZ mandamentos?? NÃO! Os únicos mandamentos gravados em Letras de Pedra foram os Dez. ENTÃO, PORQUE Paulo chamou essas ordenanças gravado com LETRAS EM PEDRA (10 mandamentos) de ministério da morte, (II Cor 3:7)? Simples, a Lei, como todo documento legal, era inflexível assim como qualquer documento legal que façamos seja para compra ou venda de um imóvel ou para pagar ou cobrar uma dívida. A Lei dos (Dez Mandamentos) gravada em tábuas de pedra é chamada ministério da morte. (2 Co 3.7) porque condenava aqueles que deixaram de cumprir suas exigências através do sacerdócio Levitico de Moisés. Qual, pois, a razão de ser da lei? Foi adicionada por causa das transgressões, até que viesse o descendente a quem se fez a promessa, que é Cristo (Gl 3:19) Se a lei foi acrescentada até que Cristo veio, então o domínio da lei parou quando ((Cristo veio e se fez cumprir a promessa)) nele mesmo “está consumado” Nesse momento, adentra-se a Nova Aliança que se resumo ao exercício do amor ao próximo por livre espontânea vontade sem ordenança alguma. ((Jesus citou o V.t)) o que a seu respeito constava, em Moisés, nos profetas e nos salmos, mas em momento algum ele disse “fique com Moisés” Precisamos, ler o todo da bíblia a partir de Jesus e saber que todos os mandamentos, estatutos e juízos do V.t foram anulados em Jesus!!

      • O FATO DO MESSIAS TER NASCIDO, MORRIDO e ressucitado (Os 6:2/Is47/Is 53), FOI O ((CUMPRIMENTO DA LEI)) pois essa teria seu fim na morte dEle que traria a nova aliança e acabaria com a antiga! POR ISSO FOI DITO:

      Mateus 5:17
      Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim abrogar, ((mas cumprir))
      __________________________________

      Excluir
    6. Muito boa sua defesa da fé...na bíblia há muitos mistérios e até os anjos estão atento as nossas pregações, diz a palavra...porque o que é revelado é pelo Espírito Santo ao homem não a eles...a bíblia diz que o que fazemos sem lei, para nós se torna lei e se fazemos o que é bom, sem lei, fazemos pela consciência e intenção do coração, para Deus fazemos, ao qual será revelado esse mistério por Cristo Jesus....agora veja até o que fazemos sem lei é justificado por Deus....Interessante!!

      Excluir
  3. Aquele a quem eu sirvo não fez opção religiosa e nem implantou um clero religioso...

    Como pode existir um Deus se Proselitismo Religioso???

    a unica ideia de Deus que pode existir é essa, sem desenvoltura religiosa do contrário, deus da religião é um deus domesticado, a imagem e semelhança do homem, já atribuem a ele uma imagem, um protótipo, uma missão que não é dele, usam o para outros fins, pintam a imagem dele a algo que ele não é e nunca foi de forma que o verdadeiro Deus não cabe nos limites da cápsula da Religião

    O Deus a qual eu sirvo é um Deus totalmente diferente disso! Jesus se identifica com aqueles que a religião não quer proximidade, não quer ouvir, aqueles que a religião Rejeita! OS MANSOS, OS NÃO RELIGIOSOS, OS JUSTOS, E OS que tem a humildade de ASSUMIREM que são PECADORES E QUE TODOS SEM EXCEÇÃO PRECISAM DA GRAÇA E DO PERDÃO DE DEUS!

    ResponderExcluir

  4. CHAMA SE ANTROPOFORMISMO! pintam a imagem dele a algo que ele não é e nunca foi de forma que o verdadeiro Deus não cabe nos limites da cápsula linguistica! Eu nao o julgo há um que o julgue, seus frutos mostram que vc não tem obras!

    ResponderExcluir
  5. A Atitude dele com voce e comigo
    é exatamente a mesma de um pai terreno para seu filho.

    Devemos obedecer ao Pai!
    porquê obedecemos ao sistema?????

    O sistema te dá livre arbítrio?
    Avance o sinal e estará cometendo um ERRO (pecado) para o sistema.

    O sistema não te dá livre arbitrio, ele impoe através de lei.
    Ele controla pela “força” do proprio sistema, que é fraca, pois se fosse forte ninguém avançaria o sinal.

    O Criador é FORTE e se Ele quise-sse, ninguém o desobedeceria, pois Ele é soberano.
    Apenas obedeceríamos e pronto.

    Agora imagine se o sistema tivesse esse poder.....
    como o sistema nao tem, Ele espalha teorias “ateu” de que o Criador é um tipo de sistema como ele, “impossivel de impedir o avanço do sinal”

    ResponderExcluir
  6. Quanta aborinha e descontextualização num só "estudo".

    O infeliz critica o Velho Testamento que dá testemunho do proprio Jesus, ou seja, se o velho testamento é fruto do paganismo e de um deus pagão concluimos que o Novo Testamento também é, incluindo os ensinos do proprio Jesus e de seus discipulos que pregavam baseados no VT, ou será que ja esxistia os escritos do NT na epoca de Jesus? kkkkk

    Yeshua disse: Errais não conhecendo as Escrituras nem o poder de Deus? Que Escrituras eram aquelas, do Apostolo Paulo? De seus discipulos? kkkkkkkkk


    Santa paciencia batman....

    ResponderExcluir
  7. Deus é extremamente severo!!! dese criança tenho dificuldade de ver bondade em Deus, mas um dia ele me respondeu um pedido e vi que ele me ama.
    Mas é melhor não irritá-lo, ele é muito duro com seu inimigos.O castigo ele é eterno e doloroso demais. pode imaginar algo que não te fim?Na verdade seria melhor nem nascer, mas agora é tarde.

    ResponderExcluir
  8. Deus : Causa Primaria e inteligente de todas as coisas. Fora dessa sentença como descreve-lo?

    ResponderExcluir
  9. Querido pense assim, nós dois somos fiscais do governo e fazendo o nosso trabalho encontramos um fazendeiro muito rico, com uma fazenda linda e repleta de animais. Bois, cavalos, cabras, plantações, sistema de irrigações e uma família linda com um casal de filhos. Mas esse senhor trata seus empregados de uma maneira muito cruel e desumana. Onde eles trabalham muito e não tem um local digno para dormir e nem o que vestir direito e compram seus mantimentos em um armazém no próprio sitio, chegando ao final do mês são eles que estão devendo para o fazendeiro. Bom como fiscais precisamos chamar a polícia e lavrar o ato de “trabalho forçado” aplicando multa e exigindo que ele pague todos os direitos dos trabalhadores. Mas em um momento de ira e movida pelo ódio, você pede pra eu esperar e não fazer a ocorrência, pois vai matar todos os bois do fazendeiro pra ele sentir na pele o que ele fez com seus funcionários. Pronto você matou todos os bois, o fazendeiro me pede pra não deixar você matar os animais, pois ele vai pagar os direitos devidos. Mas você diz não eu vou matar agora todos os outros animais. Mais uma vez o fazendeiro pede pra eu não deixar você fazer aquilo e você novamente faz... Depois de matar todos os animais o fazendeiro quer pagar suas multas, mas você insiste em não deixar e agora toca fogo em todas as suas plantações, ele implora pra que eu não deixe você fazer mais isso, pois quer pagar tudo direitinho, mas você está puro ódio e diz:
    - Não!... Agora eu vou matar o filho dele...
    - Não faça isso você vai ser pior do que ele. (eu peço)
    - Não interessa ele tem que pagar pelo o que fez...
    - Não o filho dele é inocente! ( eu insisto )
    - Mas ele não é... Eu vou matar o seu filho sim e ainda vou matar todos os outros filhos dos seus irmão e parentes.

    Isso é o que está escrito na bíblia... Onde um ser criado por bárbaros escritores narram algo bem parecido. Percebam que alguém DIVINO não faria isso com ninguém... Ainda mais com uma criança. Uma não!... Centenas de crianças egípcias inocentes.

    ResponderExcluir
  10. Me pergunto até hoje : Por quê Deus fez aquelas leis, que pra mim é desnecessário!
    Usar vestimentas com tecido a misturados... (acho que é assim) qual é o problema? E comer mariscos... Qual o problema? Não vejo pecado nisso! Mesmo Jesus dizendo pra nós vivermos pela graça, Deus foi quem criou a lei! E pq ele criou essas leis "estranhas"???

    ResponderExcluir
  11. Fantasticas as observações entre o deus do velho e o Deus do novo Testamento
    interessante.
    De uma mesma fonte não pode sair agua doce e salgada.

    ResponderExcluir
  12. Bem interessante as diferençãs aqui mostrada entre o deus do velho e o Deus do novo Testamento.
    Recentemento li em mateus Jesus disse " qual o pai que seu filho pedindo pão lhe dara uma pedra ou pedindo peixe lhe dara uma Serpende" E interessante que no livro de numeros aconteceu isso.
    deus enviou serpentes.(?)
    bentley2434@outlook.com

    ResponderExcluir
  13. Eu ainda penso que o Deus do antigo testamento é maldoso,mentiroso muito mesmo o maior mentiroso da historia, misogino nada vai me convencer do contrario mais otimo blog continue escrevendo.

    ResponderExcluir
  14. O do novo testamento é mais cruel.
    Parece mais bonzinho, mas é onde surge a ideia de tormento eterno (em face a uma vida de uns 80 anos). Pensar em alguém que está entre os "salvos" que não sinta tristeza por saber que existe condenação eterna, me assusta.
    Não é apenas pena de quem for condenado, mas tristeza por Deus planejar tal coisa.

    ResponderExcluir