A Liturgia judaizante no meio cristão

Judaizantes são pessoas que, não sendo geneticamente israelitas, nem tendo passado por uma conversão formal ao judaísmo, seguem partes da religião e tradição judaicas. O termo foi usado no Novo Testamento para referir aos cristãos hebreus que requeriam que os cristãos gentios seguissem leis mosaicas. A introdução de práticas judaizantes nos cultos é a nova onda que assola as igrejas evangélicas. É típico das instituições seguirem as mesmas regras ditadas pelo mundo da "moda".

Exemplos de práticas judaicas
* Músicos tocando de costas para a congregação, como  "levitas de Deus" do Antigo Testamento
* Uso do Shofar para invocar a presença divina e liberar unção
* Guardar o sábado  como o "dia do Senhor"
* Adoção do calendário de  festas judaicas
* Adotar o Kipá e o Talit,  as vestimentas judaicas utilizadas na liturgia das sinagogas
* Presença de símbolos judaicos na igreja: a bandeira de Israel, o Menorah ou a Estrela de Davi
* Adotar a Arca da Aliança como simbologia visível  da presença do poder divino na igreja
* Utilizar nomenclatura judaica para designar níveis de autoridade na igreja (ex.: rabinos, levitas)

Mas o que dizem as escrituras a respeito das práticas do judaísmo?

Romanos 9:4
Que são israelitas, dos quais é a adoção de filhos, e a glória, e as alianças, e a lei, e o culto, e as promessas

Atos 15:5-12
Alguns, porém, da seita dos fariseus, que tinham crido, se levantaram, dizendo que era mister circuncidá-los e mandar-lhes que guardassem a lei de Moisés. Congregaram-se, pois, os apóstolos e os anciãos para considerar este assunto.E, havendo grande contenda, levantou-se Pedro e disse-lhes: Homens irmãos, bem sabeis que já há muito tempo Deus me elegeu dentre nós, para que os gentios ouvissem da minha boca a palavra do evangelho, e cressem.E Deus, que conhece os corações, lhes deu testemunho, dando-lhes o Espírito Santo, assim como também a nós; E não fez diferença alguma entre eles e nós, purificando os seus corações pela fé.Agora, pois, por que tentais a Deus, pondo sobre a cerviz dos discípulos um jugo que nem nossos pais nem nós pudemos suportar? Mas cremos que seremos (((salvos pela graça)))) do Senhor Jesus Cristo, como eles também.Então toda a multidão se calou e escutava a Barnabé e a Paulo, que contavam quão grandes sinais e prodígios Deus havia feito por meio deles entre os gentios.

Atos 21:21
Eles foram informados de que você [Paulo] ensina todos os judeus que vivem entre os gentios a se afastarem de Moisés, dizendo-lhes que não circuncidem seus filhos nem vivam de acordo com os nossos costumes.

Gálatas 5:11
Prega-se ainda a Lei, por que sou, perseguido? Logo o escândalo da cruz está aniquilado


Cristo deixou-nos seu evangelho, seu ensino e tudo que nos é necessário saber para servir a Deus. E isso tem que nos bastar. Como seguir a Jesus, seu evangelho, seus ensinamentos na prática é dificultoso, pois exige mudança de hábitos, pensamentos e comportamentos, muitos acabam por adotar subterfúgios que se tornam heresias e falsas doutrinas. Toda essa invencionice é contrária ao Evangelho, o qual por si só nos é suficiente para nossa justificação. Tudo o mais são doutrinas falsas e apóstatas.


A justificação pela Nova Aliança
A justificação pela Nova Aliança é contrária à do Antigo Testamento. Naquele, as "obras da Lei" serviram de aio (cuidador) até a vinda de Cristo, nosso professor, explica o apóstolo Paulo: a lei nos serviu de aio, para nos conduzir a Cristo, para que pela fé fôssemos justificados. (Gálatas 3:24) Mas, depois que veio a fé, já não estamos debaixo de aio. - Gálatas 3:25

A lição dada pela Lei
A lição a ser tirada é que a Lei, mesmo quando ensina as profecias, os princípios de sabedoria, as regras morais e de bons costumes, sempre está apontando para o Cristo que "havia de vir" e que seria o modelo perfeito a ser ouvido e seguido por todos os que almejassem a salvação e a vida eterna. Isso foi revelado a Moisés como profecia para nós, hoje, como igreja: "O Senhor vosso Deus levantará de entre vossos irmãos um profeta semelhante a mim; a ele ouvireis em tudo quanto vos disser. E acontecerá que toda a alma que não escutar esse profeta será exterminada dentre o povo." - Atos 3:22-23

Alimpais-vos do fermento para que sejais uma nova massa
Não é possível ser uma "nova criatura" se não nos limparmos do fermento que está degenerando a massa. Se você está procurando ser uma nova massa, jamais o será enquanto estiver contaminado com todo esse "fermento" que está destruindo a grande massa de evangélicos.

Apocalipse 2:9
Aqueles que se dizem judeus mas não são, sendo antes sinagoga de Satanás. 

Marcos 2:22
E ninguém põe vinho novo em vasilhas de couro velhas; se o fizer, o vinho rebentará as vasilhas, e tanto o vinho quanto as vasilhas se estragarão. Pelo contrário, põe-se vinho novo em vasilhas de couro novas. 

João 8:31
Se vocês permanecerem firmes na minha palavra, verdadeiramente serão meus discípulos.


Como seremos discípulos? Se permanecermos firmes da palavra de quem?

A PARTIR DE CRISTO NÃO SE FALARIA MAIS EM SISTEMAS

• A vinda do Messias vinha sendo anunciada pelos profetas em todo o velho testamento.
• A partir de Cristo, seria anunciado o arrependimento para perdão de pecados.
• A partir de Cristo, não se falaria mais em toda aquela estrutura religiosa construída na história dos hebreus.
• Não se falaria mais em Templo, em Sacerdote, em Sacrifícios, em ofertas, não se falaria mais em uma relação com Deus, baseada em rituais religiosos, apenas se falaria, no nome de Jesus Cristo.
• Isso significa que o Evangelho é a superação da religiosidade.

0 comentários:

Postar um comentário