Religiosidade e Crendices: Guardar a Lei e o Sábado?



MEDITE:

Efésios 2:15-16
 
Na sua carne desfez a inimizade, isto é, a lei dos mandamentos, que consistia em ordenanças, para criar em si mesmo dos dois um novo homem, fazendo a paz, E pela cruz reconciliar ambos com Deus em um corpo, matando com ela as inimizades.

 
2 Coríntios 3:7-8
 
E, se o ministério da morte, gravado com letras em pedras, veio em glória, de maneira que os filhos de Israel não podiam fitar os olhos na face de Moisés, por causa da glória do seu rosto, a qual era transitória, Como não será de maior glória o ministério do Espírito?
 

PERGUNTA: QUAIS ERAM OS MANDAMENTOS DE PEDRA? EXISTIA ALGUM OUTRO MANDAMENTO DE PEDRA ALÉM DOS DEZ MANDAMENTOS?



A Lei do Velho Testamento, como todo documento legal, era inflexível assim como qualquer documento legal que façamos seja para compra ou venda de um imóvel ou para pagar ou cobrar uma dívida. Os Dez mandamentos do velho testamento não são ordenanças na Nova Aliança! A Lei dos (Dez Mandamentos) gravada em tábuas de pedra é chamada ministério da morte. (2 Co 3.7) porque condenava aqueles que deixaram de cumprir suas exigências através do sacerdócio Levitico de Moisés. Qual, pois, a razão de ser da lei? Foi (((adicionada))) por causa das transgressões, ((((até que viesse)))) o descendente a quem se fez a promessa, que é Cristo (Gl 3:19) Se a lei foi (((acrescentada até que Cristo consumass o sacrifício)), então o domínio da lei parou quando Cristo veio e se fez cumprir a promessa nele mesmo “está consumado” Nesse momento, adentra-se a Nova Aliança.

Por isso, Jesus deixou bem claro, seu propósito não era contra a lei, pois ele não veio para destruir a lei mas sim para cumprir. (Mt 5:17-18). De fato, Ele era o cumprimento da lei e dos profetas, (Lc 16:16). e ainda acrescentou dizendo, que até o céu e a terra passrem, nem um i ou um til jamais passará da lei, até que tudo se cumpra! (Lc 16:16), portanto toda a lei e os profetas haveriam de desempenhar suas funções propostas, até o seu cumprimento. Porque o fim da Lei é cristo. (Rm 10:4).

Após a consumação do sacrifício de Jesus, este passou a ser mediador de um Novo Testamento, (Hb 9:15 ) Porque onde há testamento, é necessário que intervenha a morte do testador (Hb 9:16 -17), passou também a ser o novo Sumo Sacerdote da Nova Aliança, que faz também mudança de lei (Hb 7:12), se revoga a anterior ordenança (Hb 7:18-19) abolindo conceitos primitivos e arcaicos como sacerdotes tomado dentre os homens (Hb 5:1), Cultos em Santuários Terrestres feito por mãos de homens (Hb 8:13; Hb 9:1) dízimos (Hb 7:5), estatutos e preceitos da Velha Aliança, porque a segunda aliança torna antiquada a primeira, (Hb 7:18) ou seja, o velho Concerto foi abolido - (II Cor 3:14). De sorte que, se a perfeição fosse pelo sacerdócio Levítico pois sob este o povo recebeu a Lei que necessidade havia ainda de que outro sacerdote se levantasse? Pois, mudando-se o sacerdócio, necessariamente se faz também mudança da lei. (Hb 7:11-12).

Assim, Jesus citou o V.t o que a seu respeito constava, em Moisés, nos profetas e nos salmos, mas em momento algum ele disse “fique com Moisés” Precisamos, ler o todo da bíblia a partir de Jesus e saber que todos os mandamentos, estatutos e juízos do V.t foram anulados em Jesu!

Portanto, os Cristãos estão sob a Lei da fé (Rm 3.27), Lei de Cristo (Gl 6:2), escrita, não em tábuas de pedra, mas em nossos corações (2 Co 3.3). A nova aliança é superior também porque ela ainda permanece, enquanto a glória da antiga aliança desvaneceu.

Os adventistas e outros tentam escapar do significado destes textos, “inventando” a diferença entre a lei moral, que eles chamam a lei de Deus, e a lei cerimonial, que eles chamam a lei de Moisés. Normalmente, eles ensinam que a lei cerimonial foi abolida por Cristo (assim não guardamos a Páscoa nem oferecemos sacrifícios de animais) mas a lei moral (10 mandamentos) ainda está vigente. Esta distinção não está na Bíblia EM LUGAR ALGUM. Quando se fala em Lei, em todos os textos, claramente se referem a Lei de Moisés do Sacerdócio Levítico e isso inclue os dez mandamentos.

Então surge a pergunta, se eu não preciso seguir os (10 mandamentos) porque tudo faz parte da Lei, então posso matar e roubar?

Paulo Responde: Com efeito: Não adulterarás, não matarás, não furtarás, não darás falso testemunho, não cobiçarás; e se há algum outro mandamento, tudo nesta palavra se resume: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. (Rm13:9). Os dez mandamentos devem estar nos nossos corações, não como Lei, não naquele formato dado a Israel, não como doutrina, mas como amor.

Amar ao próximo como a ti mesmo, quem não ama o próximo, não ama a Deus, e não conhece a Deus pois Deus é amor, nisso se resume a Lei de Cristo na Nova Aliaça. (1 Jo 2:29);(1 Jo 3:17);(1 Jo 4:7-8);(1 Jo 4:12);(1 Jo 4:20);(Jo 13:35)

Em resumo, os Dez mandamentos não são ordens para nós como eram para os Judeus, mas são orientações, porque ninguém se justifica perante Deus por obras da lei (Ef 2:8)

* CURISIDADE, O SÁBADO ATUAL NÃO É O MESMO DIA DO SÁBADO HEBREU, POSTO QUE ESTAMOS NO CALENDÁRIO DE JULIO CÉSAR, CALENDÁRIO ROMANO! ASSIM QUEM QUER GUARDAR O SÁBADO DA LEI, ESTÁ GUARDANDO O DIA ERRADO.

AINDA NÃO ENTENDEU? VAMOS DETALHAR VERSO POR VERSO:

Quem deveria guardar o sábado e o Velho Testamento?
Resposta: OS FILHOS DE ISRAEL (OS JUDEUS) e APENAS COMO SINAL; NÃO COMO MEIO DE SALVAÇÃO:

 Êxodo 31:
13 Falarás também aos filhos de Israel, dizendo: Certamente guardareis os meus sábados; porquanto isso é um sinal entre mim e vós pelas vossas gerações; para que saibais que eu sou o Senhor, que vos santifica.16 Guardarão, pois, o sábado os filhos de Israel, celebrando-o nas suas gerações como pacto perpétuo.

* Pácto perpétuo aos Judeus que é o pácto da velha aliança.

2 - Por que os JUDEUS tinham que guardar o sábado?

Resposta: Para se lembrarem (em cada sábado) que foram escravos na terra do Egito e Deus os libertou...

Deuteronômio 5:
15 Lembra-te de que foste servo na terra do Egito, e que o Senhor teu Deus te tirou dali com mão forte e braço estendido; pelo que o Senhor teu Deus te ordenou que guardasses o dia do sábado.


3 - Jesus Cristo guardava o sábado?

Resposta: Não! Ele (mesmo como Judeu - como homem), Jesus Cristo, VIOLAVA o sábado.

João 5:
16 Por isso os judeus perseguiram a Jesus, porque fazia estas coisas no sábado.17 Mas Jesus lhes respondeu: Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também.18 Por isso, pois, os judeus ainda mais procuravam matá-lo, porque não só violava o sábado, mas também dizia que Deus era seu próprio Pai, fazendo-se igual a Deus.19 Disse-lhes, pois, Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que o Filho de si mesmo nada pode fazer, senão o que vir o Pai fazer; porque tudo quanto ele faz, o Filho o faz igualmente.


4 - Os discípulos de Jesus (apóstolos) guardavam o sábado?

Resposta: Não!

Lucas 6:
1 E sucedeu que, num dia de sábado, passava Jesus pelas searas; e seus discípulos iam colhendo espigas e, debulhando-as com as mãos, as comiam.2 Alguns dos fariseus, porém, perguntaram; Por que estais fazendo o que não é lícito fazer nos sábados?3 E Jesus, respondendo-lhes, disse: Nem ao menos tendes lido o que fez Davi quando teve fome, ele e seus companheiros?
4 Como entrou na casa de Deus, tomou os pães da proposição, dos quais não era lícito comer senão só aos sacerdotes, e deles comeu e deu também aos companheiros? 5 Também lhes disse: O Filho do homem é Senhor do sábado.


* A igreja primitiva jamais guardou o sábado, eles se reuniam em comum acordo no domingo (Atos 20:7).

Veja o que é dito acerca das tradições Judaicas dados pela LEI:

Colossenses 2:16-18
Portanto, ninguém vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa dos dias de festa, ou da lua nova, ou dos sábados, Que são sombras das coisas futuras, mas o corpo é de Cristo. Ninguém vos domine a seu bel-prazer com pretexto de humildade e culto dos anjos, envolvendo-se em coisas que não viu; estando debalde inchado na sua carnal compreensão.

 

Colossenses 2:20-211 
Se, pois, estais mortos com Cristo quanto aos rudimentos do mundo, por que vos carregam ainda de ordenanças, como se vivêsseis no mundo, tais como: Não toques, não proves, não manuseies?

 

Gálatas 4:3
Assim também nós, quando éramos meninos, estávamos reduzidos à servidão debaixo dos primeiros rudimentos do mundo.

 

Gálatas 4:9

Mas agora, conhecendo a Deus, ou, antes, sendo conhecidos por Deus, como tornais outra vez a esses rudimentos fracos e pobres, aos quais de novo quereis servir? 

5 – O que vem pela lei?

Resposta: O pleno conhecimento do pecado.

Romanos 3:
20 porquanto pelas obras da lei nenhum homem será justificado diante dele; pois o que vem pela lei é o pleno conhecimento do pecado.
 

6 - Para que a lei?
Resposta: Foi acrescentada por causa das transgressões, até que viesse o descendente...

Gálatas 3:
19 Logo, para que é a lei? Foi acrescentada por causa das transgressões, até que viesse o descendente a quem a promessa tinha sido feita; e foi ordenada por meio de anjos, pela mão de um mediador.


7 - Até quando durou a lei do VT?

Resposta: Até João, o Batista.

João 16:

16 A lei e os profetas vigoraram até João; desde então é anunciado o evangelho do reino de Deus, e todo homem forceja por entrar nele. 




7.1. A Lei Toda foi abolida? 

O fim da lei é Cristo para justiça de todo aquele que crê. (Romanos 10:4)
Mudando-se o sacerdócio, se faz também mudança da lei. (Hebreus 7:12)
Precedente mandamento é ab-rogado por causa da sua fraqueza e inutilidade Hebreus (7:18) Mediador de uma melhor aliança, Porque, se aquela primeira fora irrepreensível   (Hebreus 8:6-7) Dizendo Nova aliança, envelheceu a primeira. Ora, o que foi tornado velho, perto está de acabar a primeira tinha ordenanças de culto divino, e um santuário terrestre. (Hebreus 8:13-Hebreus 9:1) Os israelitas, dos quais é a adoção, a glória, as alianças, a lei, o culto, e as promessas; (Romanos 9:4) Mediador de um novo testamento para remissão que havia sob o  primeiro testamento (Hebreus 9:15)


7.2. Jesus veio para Cumprir a Lei e não Abolir?
O Fato de Jesus ter nascido e existido é o cumprimento da Lei de Moisés, pois a lei testificava dele, que pela sua Lei o Messias traria um novo testamento pelo seu sacrifício no madeiro, anulando o primeiro testamento conforme  dito (2 Co 3:14) (Rm 10:4), (Rm 8:2-4), (Gl 2:16-19), e o mediador é Jesus, não havendo mais a necessidade de um líder, sacerdote ou Pastor que faça a intercessão entre Deus e homem! Várias passagens testificam que as escrituras antigas se cumpriam gradativamente!

Porque isto aconteceu para que se cumprisse a Escritura, que diz: Nenhum dos seus ossos será quebrado.( João 19:36) Estando eu com eles no mundo, guardava-os em teu nome. Tenho guardado aqueles que tu me deste, e nenhum deles se perdeu, senão o filho da perdição, para que a Escritura se cumprisse. (João 17:12) Homens irmãos, convinha que se cumprisse a Escritura que o Espírito Santo predisse pela boca de Davi, acerca de Judas, que foi o guia daqueles que prenderam a Jesus; (Atos 1:16)   

7.3. O Templo Religioso DA LEI (Igreja moderna)



"E, estando Paulo no meio do Areópago, disse: Homens atenienses, em tudo vos vejo um tanto supersticiosos; Porque, passando eu e vendo os vossos santuários, achei também um altar em que estava escrito: AO DEUS DESCONHECIDO. Esse, pois, que vós honrais, não o conhecendo, é o que eu anuncio". (Atos 17:22-23)

O Deus que fez o mundo e tudo que nele há, sendo Senhor do céu e da terra, não habita em templos feitos por mãos de homens;Nem tampouco é servido por mãos de homens, como que necessitando de alguma coisa; pois ele mesmo é quem dá a todos a vida, e a respiração, e todas as coisas; (Atos 17:24-25)
 
>Primeiro atributo do Deus de Paulo
"O criador do céu e da terra" 
>Segundo atributo "
"Não habita em templos e nem precisa ser servido em templos por mãos de homens. "

Esse que é o VERDADEIRO  criador, esse que não precisa ser servido POR MÃOS, será mesmo que ele precisa do seu dinheiro para manter a obra dele? Precisa que você frequente templos e altares pagãos? precisa que cante e bata palma pra ele? precisa receber louvores de homens em voz alta? Se o seu Deus pede para servi-lo dessa forma, a qual "deus" de tantos "deuses" que existem você serve?


Ora, o que foi tornado velho, perto está de acabar a primeira tinha ordenanças de culto divino, e um santuário terrestre. (Hebreus 8:13-Hebreus 9:1) 



Os israelitas, dos quais é a adoção, a glória, as alianças, a lei, o culto, e as promessas; (Romanos 9:4)   



O templo foi feito para arca da aliança, se o criador pediu para nem lembrarmos mais da arca, quanto mais de algo secundário como o templo que foi feito para a arcar. (Jeremias 3:16) 

Templo, culto em templos foi para Israel, o culto agora é espiritual, não físico, é oração, em silêncio, sozinho.

7.4. Mas...Jesus Defende o Templo!? 

Jesus chega com o chicotinho e defende o Templo Romano de Erodes? Quando ele diz a "minha casa" Sempre que se fala em minha casa no antigo testamento, o Criador se refere a ISRAEL , sempre foi ISRAEL a casa dele desde o antigo testamento como está escrito (Atos 17:22-23).


7.5. Dizimo DA LEI: 
 
E os que dentre os filhos de Levi recebem o sacerdócio têm ordem, segundo a lei, de tomar o dízimo do povo, isto é, de seus irmãos (demais tribos), ainda que tenham saído de Abraão.” (Hb 7:5)

 

Segundo a LEI apenas os LEVITAS poderiam recolher o Dízimo, lideres religiosos de hoje que recolhem o Dízimo, não são da tribo de Levi, não são Judeus e não fazem parte da Lei de Moises. Este costume existiu de Abraão, até Levi (Hb 7:9),
 
"Com efeito, mudado que seja o sacerdócio, é necessário que se mude também a lei" (Hb 7.12).
"O mandamento precedente é, na verdade, ab-rogado pela sua fraqueza e inutilidade" (Hb 7, 18).

Quanto a Malaquias 3:10 é uma carta direcionada aos Sacerdotes, leia o capítulo 2!


Com a vinda de Jesus o sacerdócio foi mudado, de sacerdócio levita passou a ser o sacerdócio de Jesus cristo o sumo sacerdote doravante. A lei de cristo é a lei final para humanidade, Eles mantém o que convém, o que da lucro, Fica absolutamente evidente o tipo de ministros que são, são ministros do dinheiro, comerciantes, empresários, são mercenários. A teologia deles divide a Lei em lei cerimonial e lei civil, uma traz retorno financeiro e consequentemente prevalece, a outra não traz retorno financeiro e consequentemente foi abolida. Teologia fraca, com pouca base nas escrituras.
 
7.6. Mas, Jesus Mandou dar Dízimo...

Quando Jesus viveu sobre a terra todos estavam sobre os mantos da lei de Moisés, era comum que ele instruísse sobre os preceitos da lei aos Escribas e Fariseus (Mateus 23:23), estes eram Judeus e deveriam cumprir a lei desta aliança, ate que o sacrifício de Jesus fosse consumado (João 19:30), o Filho de Deus, o Messias, que como Deus prometeu, traria fim a Lei de Moisés ( Hb 8:13) (Hb 12:24) cumprindo-a com seu sacrifício e trazendo uma nova aliança, que incluiria os Gentios (Atos 26:23). Isso tudo pode ser encontrado bem explicado na carta de Paulo direcionada aos Hebreus. Matéria completa e detalhada  


7.7. Sem Dízimo como a obra de Deus vai ser mantida?
 
O templo que precisa ser mantido, não é o templo físico"Igreja", é o templo espiritual, o templo verdadeiro, ou seja, cada um de nós, ajudarmos uns aos outros, assim ajudamos a Deus, falarmos de Jesus um para os outros, não é falar de RELIGIÃO e regrinhas solenes, devemos nos reunir (Hebreus 10:25) ou seja, congregar,  em qualquer local para conversar sobre ele e seu evangelho. E NÃO EXISTE NENHUMA PRÁTICA RELIGIOSA LITÚRGICA. 



7.8. Hierarquia Religiosa: Bispos, Diáconos, Presbíteros, Pastores...( Sacerdotes da Lei?!)
 Paulo se referia a uma palavra não traduzida, é uma palavra simples: só um guia, um sábio, um ancião, que ajuda no entendimento da palavra e edificação da fé, até que essa pessoa amadureça! (Ef 4:13) Não é para sempre, é só até ela ter o conhecimento e alcance a unidade e plenitude da fé, (Hb 5:12) daí em diante é você anunciar o evangelho e deixar o guia, assim como Jesus fez com os apóstolos e os apostolo com seus discípulos! Esse guia, não é esse SACERDOTE que está aí hoje, líder de Culto Divino no púlpito Eclesiástico templocentrista ,que de forma prepotente se auto-intitula PASTOR/PADRE.
 
Esse sacerdocio que está ai se chamando de Pastor e Padre foi abolido por Cristo (Hb 4:14; Hb 7:14; Hb 8:13;Hb 9:1) juntamente com o templo e o culto! Quando Paulo disse que Jesus mesmo deu uns para pastores, (Ef 4:11-14-atenção verbo no passado o Pastor era Pedro, apenas Pedro) outros para Ministros (Paulo), Presbítero, Diácono, Bispos, (que salientando nada tem a ver como ministério da hierarquia religiosa atual), (Efésios 4:11) até que tenham maturidade e não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo o vento de doutrina, pelo engano dos homens que com astúcia enganam fraudulosamente, o assunto aqui neste trecho deve estar em concordância com esse outro, (Hebreus 5:12) ou poderemos chamar paulo de louco pois se não fosse assim estaria a cada hora dizendo uma coisa diferente .
ATENÇÃO: HOJE, nosso único pastor (Hebreus 13:20; Marcos 14:27) e intercessor (1 Timóteo 2:5; Hebreus 12:24; Hebreus 8:6; Hebreus 9:21; João 2:1;) é Jesus, não é homem, ninguém toma para si essa honra (Hebreus 5:4). Hoje, temos a palavra escrita do NOVO TESTAMENTO, não temos mais pastores homens, hoje é Jesus o único mediador e intercessor e Pastor. (João 10.11-13; Hebreus 4:14; 1 Timóteo 2:5). Ficamos TOTALMENTE dependente de Deus e independente dos homens, (essas foram as idéias, que nos salvaram do TERROR do CATOLICISMO ROMANO, com o grito da reforma protestante no Sec XV, hoje esses ideais morreram e se transformaram num catolicismo que fez dieta, ou seja, a religião evangélica). Sem arrogância, não existe mais sacerdote homem, virgem Maria, Santos, Anjos ou qualquer morto, qualquer que seja o intercessor. Todavia temos Evangelistas que são os que anunciam o evangelho, isto é, todos nós que o anunciamos!


7.9. Obedecer a vossos Pastores...( Sacerdotes da Lei?!)
Outra passagem que é usada e MUITO para manipulação é essa: "Obedecei a vossos pastores..." ou seja, enquanto você está aprendendo, é um menino na fé, obedeça o que o guia lhe disser, porque ele lhe fala acerca do evangelho, e obedecer o evangelho é obedecer a Cristo, até que você amadureça e não seja menino na fé, foi assim até que o Evangelho do Novo Testamento foi escrito é claro, hoje temos o Evangelho por escrito e não existem mais guias, apenas evangelistas que são aqueles que anunciam o evangelho: essa merece uma matéria exclusiva; COMO JA DISSE, ESSES HOMENS QUE ESTÃO AI SE INTITULANDO PASTORES, NA VERDADE SÃO FRAUDE! FAZEM PAPEL DE SACERDOTES DA LEI! DE FORMA QUE QUEM ESTÁ NA RELIGIÃO ESTÁ TAMBÉM NA LEI, POIS AS PRATICAS RELIGIOESAS DAS IGREJAS SÃO UMA CÓPIA BARATA DAS PRÁTICAS RELIGIOSAS DA LEI.(CULTO, DIZIMO, MÚSICA, CORAL, REVERÊNCIA, PULPITO...)
 8 - Quem quiser se justificar pela lei decaiu da graça e está separado de Cristo?
Resposta: Sim!

Gálatas 5:
4 Separados estais de Cristo, vós os que vos justificais pela lei; da graça decaístes.
Gálatas 2:16 sabendo, contudo, que o homem não é justificado por obras da lei, mas sim, pela fé em Cristo Jesus, temos também crido em Cristo Jesus para sermos justificados pela fé em Cristo, e não por obras da lei; pois por obras da lei nenhuma carne será justificada.



9 - O que Paulo, apóstolo, escreve inspirado pelo Espírito Santo sobre a lei, refere-se a TODA A LEI, de acordo com Romanos 3:19, e nenhum homem será justificado PELA LEI diante de Deus?

Resposta: Sim! Refere-se a TODA A LEI... e nenhum homem será justificado, PELA LEI, diante de Deus.

Romanos 3:
19 Ora, nós sabemos que TUDO O QUE A LEI DIZ, aos que estão debaixo da lei o diz, para que se cale toda boca e todo o mundo fique sujeito ao juízo de Deus;20 porquanto pelas obras da lei nenhum homem será justificado diante dele; pois o que vem pela lei é o pleno conhecimento do pecado.


Só o sangue do Cristo pode purificar o pecador, VERDADEIRAMENTE arrependido, de todo o pecado (I João 1:7). O mesmo Jesus, ressuscitou, EM CARNE E OSSOS (Lucas 24:39), ao terceiro dia da sua morte e voltará para arrebatar todo aquele que o recebe como ÚNICO CAMINHO, ÚNICA VERDADE, ÚNICA VIDA ETERNA (João 14:6).

Deus não leva em conta os "conhecimentos" e "habilidades" terrenas, nem trata o homem de acordo com os bens que possui, mas EXIGE que TODOS, EM TODO LUGAR , SE ARREPENDAM (Atos 17:30).

Lucas 12:15 

E disse ao povo: Acautelai-vos e guardai-vos de toda espécie de cobiça; porque a vida do homem não consiste na abundância das coisas que possui.
 



Cada um deve reconhecer que é um pecador perdido (Romanos 3:23) e, por isto, arrepender-se dos seus pecados; crê que o Senhor Jesus Cristo pagou todos os pecados de cada um de nós com o sangue dEle (I João 1:7) porque não podemos, de forma alguma, pagar um só pecado; crê que o Senhor Jesus Cristo ressuscitou, em carne e ossos (Lucas 24:39), ao terceiro dia da sua morte e converter-se a Ele; não a uma religião, mas a  Cristo, recebendo-o como Único e Todo-Suficiente Salvador (João 14:6). Nivaldo Salvo

JESUS CUMPRIU A LEI, MESMO SEM PECAR, SOFREU AS PENAS E PUNIÇÕES ATRIBUÍDAS A QUEM NÃO A CUMPRISSE !
 
JESUS CUMPRIU A LEI PARA QUE NÓS MESMO PECANDO NÃO PRECISASEMOS CUMPRIR NEM SOFRER SUAS DURAS PENAS!

VOLTAR A LEI E A RELIGIOSIDADE, RITUAIS E TRADIÇÕES DO VT É NEGAR CRISTO E FAZER SEU SACRIFÍCIO VÃO! 



24 comentários:

Postar um comentário