Os 10 mandamentos são a Lei de Deus em si?

Os 10 mandamentos não são a Lei de Deus em si; são a aplicação da Lei de Deus no contexto judaico. (Hebreus 8:13; Romanos 9:4;Efesos 2:15-16; Galatas 3:19-27) Quando Jesus veio ao mundo, ele mostrou de fato o que era a Lei de Deus, ela é amor (a Deus e ao próximo), e a aplicação dela no contexto cultural da época, era que as pessoas fizessem do próximo uma extensão de si mesmas. (Mateus 22:39) Tudo tem um contexto. A Lei de Deus é imutável (e ela é amor a Deus e ao próximo), mas a revelação dela é contextualizada. Da mesma forma são os mais de 600 preceitos da lei mosaica. Todos tinham um significado claro para eles. (Hebreus 7:12; Gálatas 5:11)


Como poderia ser a aplicação da Lei de Deus a você hoje? (I João 3:23-24)

Se você sabe que se você beber vai ficar descontrolado, agressivo, prejudicar as pessoas, causar confusão, agredir o próximo, em fim, qual é a Lei de Deus pra você? "Mantenha-se longe de bebedeira", se eu prejudico o próximo, propagando a dissensão, logo, é contra a Lei de Deus.

E esse parâmetro deve ser seguido em tudo na vida no dia a dia. Por isso antes de perguntar se algo é contra a Lei de Deus, pergunte-se: Vai prejudicar alguém? Ferir? Magoar? É falta de amor? Simples assim. Por isso no evangelho o grau de maturidade e evolução está muito além da revelação judaica de uma cartilha de regras, ao invés disso a revelação de Cristo nós instiga a maturidade, ao discernimento, ao raciocínio. Por isso foi dito: "todas as coisas são permitidas, mas nem tudo convém, nem tudo edifica" (1 Coríntios 10:23)

A Lei divina sempre visa gerar amor. Na lei de Moisés observamos muita coisa que para nós não tem sentido (como cuidados com a barba e com modelos de roupas), mas que para eles, naquele momento, fazia sentido e demonstrava de alguma forma que Eles adoravam a Deus. (Lv 19:27-28)

6 comentários:

  1. Vai caçar o que fazer, explique Malaquias que diz que a Casa do Senhor
    precisa de mantimento, se está tão incomodado com isso, não seja dizimista, pegue seu dinheiro e invista naquilo que achar melhor!



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em primeiro lugar aqui não é assunto para esse tema. Em segundo Lugar Malaquias é uma carta de Judeu para Judeu e não de Judeu para Cristão. Você é judeu? Em terceiro lugar, o unico templo autorizado por Deus para existir foi o Templo de Salomão que foi derrubado. Templos protestantes não tem AUTORIZAÇÃO DE DEUS PARA EXISTIR. Em quarto lugar, mais detalhes aqui. http://verdadereoculta.blogspot.com.br/2012/05/verdade-sobre-o-dizimo-que-poucos.html

      Excluir
  2. Cagou pela boca agora em fala que modelos de roupa nao faz sentido..intao uma mulher pode usar um short mostrando toda bunda, uma calça apertada mostrando a marca fa calcinha..affss nao fala besteira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. CADA UM QUE CUIDE DE SI todos são adultos. Jesus criticou muito mais religiosos hipócritas do que as pessoas comuns, aliás, quando ele se desentendia com alguém, era exclusivamente COM RELIGIOSOS ABESTADOS!

      Excluir
    2. Existe um tópico que aborda esse tema. A essência dos ensinamentos de Jesus se transformaram em regrinhas infantis de homens? http://verdadereoculta.blogspot.com.br/2012/07/essencia-dos-ensinamentos-de-jesus-se.html

      Excluir
    3. Paulo falou sobre os meninos na fé, que vivem de infantilismos com aparência de sabedoria, mas sem valor contra a sensualidade. Leia Colossences. A lei de Deus, não está atrelada a vestimentas Leia Pedro. Leia Mateus 23 e veja quanto Jesus criticou essas pessoas que vivem de aparências....Deus vê o interior e não o exterior....Se seus olhos veem mal em tudo, o problema é com você, é você o pervertido, e não a pessoa. Deus fez Adão e Eva nús (não é estimulando ninguém a andar na rua assim crente infantil, é mostrando que para Deus exterioridades não tem valor)

      Excluir